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Matéria Capa 20

 


O processo de coaching nas indústrias

por Douglas de Matteu

Na sociedade contemporânea a palavra de ordem é resultado. Nas indústrias, isso não é diferente, ou seja, precisamos a todo o momento maximizar a Produtividade e os Resultados. Nesse sentido, o processo de Coaching pode ser uma solução. A prática do Coaching tem se espalhado por todo o mundo e vem ganhando cada vez mais espaço no contexto empresarial. A Revista Forbes, sinalizou que Executivos que passaram pelo processo de Coaching classificaram o retorno quantitativo em 6 vezes o valor do investimento.

Entre os benefícios apontados como resultado do coaching:
• Melhor relacionamento de trabalho com os colaboradores 77%;
• Melhor relacionamento com a Liderança 71%;
• Melhor relacionamento com os pares 63%;
• Aumento do nível de satisfação com o trabalho 61%;
• Aumento de comprometimento com a empresa 44%.

Conforme descrito, esses resultados e outros podem também ser obtidos pelos executivos também podem chegar ao setor Industrial.

No mundo das grandes corporações tem-se utilizado o Coaching, como exemplo, temos o gigante da tecnologia Intel, que apresentou um estudo elogiando o retorno sobre investimentos de seu programa de Coaching de mais de 600%. A Deloitte aplica constantemente treinamento em habilidades de Coaching para todos os sócios. Na Avon, o Coaching faz parte da gestão global de talentos, pois o trabalho de Coaching oferece garantia de resultados e desperta altos potenciais. Organizações como Sony, Johnson & Johnson, Unilever e Dell também fazem uso do Coaching.

Imagine como seria um profissional especializado em desenvolver as pessoas e que tenha foco na produtividade e no resultado. Esse profissional existe: o “Coach”, palavra inglesa, cuja tradução literal é “treinador”, porém o papel do Coach transcende a palavra treinador, representa o profissional que conduz o processo transformacional de Coaching, em que o coachee (cliente) concretiza suas metas, ou seja, o Coach atuará despertando o potencial humano do seu coachee ao apoiar no percurso de realização de seus objetivos seja em nível pessoal e/ou industrial.

O processo Coaching pode ser definido como um processo de desenvolvimento humano no qual convergem conhecimentos de diversas ciências, como, Neurociência, Programação Neurolinguística, Psicologia Positiva, Filosofia, Administração de Empresas entre outras com o objetivo de levar o indivíduo a alcançar resultados extraordinários. Nesse processo, considera-se o desenvolvimento de competências técnicas, emocionais, psicológicas e comportamentais, permite também a expansão da consciência humana de maneira focada, para potencialização do ser humano e de seus resultados.

As Principais aplicações do Coaching:
A aplicação do Processo de Coaching nas indústrias, pode ser uma alternativa no sentido de potencializar a produtividade e maximizar os resultados. Uma pesquisa recente da Confederação Nacional da Indústria, indicou que a produtividade da indústria brasileira teve queda de 3,7% de janeiro a maio de 2012 em relação ao mesmo período do ano passado. Logo, emerge a necessidade de reverter esse quadro e o Coaching pode ser a resposta.

O Jornal Folha de São Paulo destacou que Executivos que passaram por Coaching melhoraram 90% em produtividade, 80% se mostraram mais abertos para mudanças organizacionais e 70% deles conseguiram melhorar o ambiente e relacionamento no trabalho. O Dr. Brian Underhill em um grande estudo e pesquisa detectou que o Coaching agora está presente nos maiores níveis da organização. Outro dado revelador, é que 92% dos líderes que fizeram Coaching disseram que planejam fazê-lo de novo. Todos os indicadores fornecem uma forte recomendação do Coaching.

Fato evidenciado que as empresas nacionais vêm utilizando, como é o caso da Petrobras, Nestlé, O Boticário, HSBC e Banco do Brasil entre outras. Diferentemente do Treinamento, o processo de Coaching não diz às pessoas o que devem fazer, o Coaching ajuda as pessoas a avaliar o que estão fazendo e alinha seus objetivos, valores e sonhos. Nesse sentido as indústrias podem promover o alinhamento desses referenciais aos objetivos corporativos. O Coaching pode também ser somado ao treinamento para potencializar os resultados como destaca a pesquisa publicada pela International Personnel Management Association que verificou que o treinamento aumenta a produtividade em até 22%, e quando combinado com Coaching aumenta a produtividade de 88% a 400%. Ou seja, oferecer mais eficácia em treinamentos, multiplicar os resultados.

O Coaching e o Retorno sobre Investimento (ROI)
A revista Fortune que classifica as 500 maiores empresas dos EUA, encomendou um estudo do seu próprio programa de Coaching. O estudo evidenciou um retorno sobre investimento de 529%, sem contar os significantes diversos benefícios intangíveis. Um estudo de executivos da Fortune 1000 mostrou que as empresas que receberam Coaching tiveram em média de ROI de 5.7 vezes o valor investido com o Coaching.

Benefícios Intangíveis
Um estudo científico independente sobre Coaching de negócios da The Manchester Review descobriu que os indivíduos que utilizam o processo de Coaching tiveram benefícios como:
• Aumento da autoconsciência e maior autodescoberta;
• Melhor visualização de objetivos;
• Vida mais equilibrada;
• Níveis mais baixos de estresse e melhoria da qualidade de vida;
• Aumento da confiança;
• Habilidades de comunicação;
• Aumento do índice de conclusão de projetos;
• Melhoria da saúde;
• Melhores relações com colegas e com a família.

Os resultados do processo de Coaching são notórios e podem ser incorporados nas indústrias, seja na aplicação de Coaching para os executivos, ou no desenvolvimento de líderes Coaches, ou ainda Coaching combinado com treinamento entre outras opções. Cada organização precisa identificar sua necessidade e contratar um Profissional de Coaching devidamente certificado para atuar.

O processo de Coaching permite acessar as potencialidades humanas e recorre a perguntas poderosas e ferramentas próprias, promovendo, dessa forma, uma investigação interna por meio da reflexão que perpassa pela reavaliação de crenças e pode gerar a conscientização quanto ao propósito de vida de quem a ele se submete. Nesse sentido, contribui para a clarificação de suas motivações pessoais, além de favorecer uma clara apreciação de seus valores. Essa reflexão mental permite o despertar da conscientização de si mesmo, e o reconhecimento de suas responsabilidades ante os resultados tanto em nível profissional como pessoal.

As ferramentas de Coaching permitem o real desenvolvimento do coachee de modo consciente e inconsciente. A mente consciente pode processar até 4.000 bits de informação por segundo. Já a mente inconsciente tem a capacidade fantástica de processar até 400.000.000 bits de informação por segundo (REES, 2009). Ou seja, com base nos conhecimentos da neurolinguística entre outras ciências, o coaching pode estimular o inconsciente e potencializar os resultados.

Nesse sentido, o Coach se instrumentaliza para realização de poderosas perguntas que são uma das suas principais ferramentas. Isto é, por meio dos questionamentos se busca respostas, que levam a conscientização e posteriormente a ação. Outro fato marcante do Coaching é que ele não oferece respostas. Oferece perguntas que levam o coachee a encontrar as respostas.

No processo de Coaching considera-se o desenvolvimento de competências técnicas, interpessoal, intrapessoal, emocionais, psicológicas e comportamentais focadas na elevação do desempenho humano e consequentemente da organização. O processo perpassa pela reflexão e clarificação de seus valores e crenças. Essa ponderação mental desenvolvida por meio da cocriação, do diálogo entre coach (profissional) e o Coachee (cliente) permite o aflorar da conscientização de si mesmo, bem como o reconhecimento de suas responsabilidades frente os resultados de vida profissional e pessoal.

O Coaching permite o desenvolvimento humano, fornecendo o foco, energia e motivação para mobilizar e realizar as ações que direcione ao resultado almejado. No processo de Coaching são mobilizados um vasto conjunto de ferramentas que permitem o Coach e o coachee organizar e desenvolver metas e objetivos, bem como contribui no caminhar rumo aos objetivos pré-estabelecidos. O Coach acompanha ao fornecer as técnicas, energia e motivação necessárias para realização das tarefas e consequentemente vão conduzir ao êxito.

Coaching na Indústria: Business Coaching
Evocar o comprometimento, alinhar valores, resgatar identidade, desenvolver foco, estabelecer ações para alcançar os resultados é uma das vertentes em que o Business Coach pode atuar, principalmente no sentido de acompanhar o coache rumo ao alcance dos objetivos.

As sessões de Coaching geralmente aplicam-se individualmente em cargos executivos. Outra abordagem são as sessões de Coaching Group, onde o processo acontece em grupo. O Business Coaching pode ser aplicado na organização no sentido de criar uma cultura que valoriza o Alto Desempenho, ou seja, o desenvolvimento da “Cultura do Coaching” desta maneira a organização se beneficia no sentido de todos funcionários nortearem sua ações focalizando o alto desempenho, isto é aplicam o Coaching no seu cotidiano e consegue alcançar todo o seu potencial.

É relevante destacar que Coaching pode contribuir para aceleração dos resultados e maximizar a produtividade das organizações. Para tanto, o profissional de Coaching segue diversos princípios que norteiam a atuação do Coach dentre eles destaca-se:

A suspensão total de julgamentos, bem como a imperiosa necessidade da determinação de um foco logo no inicio do processo, ou seja, um objetivo.

Os trabalhos acontecem no tempo presente, e com foco no futuro. É relevante sinalizar que ao final de cada sessão o coach e o coachee definem em conjunto ações/tarefas, que devem ser realizadas em um prazo pré-estabelecido.

O Coachee também é estimulado a refletir quanto ao aprendizado do encontro e é assegurada a confidencialidade e Ética em todo o processo.

O Coaching é atualmente uma das mais poderosas ferramentas para o desenvolvimento humano e organizacional. O processo de Coaching contribui para a determinação do Foco, a escolha de Ações e de tarefas que levam ao Resultado.

Portanto, Coaching é Foco, Ação e Resultado.