Exper News - Matéria de Capa

Matéria Capa 21

 


30 anos da Ciesp Regional de Santos

Há 30 anos, em 1982, um grupo de empresários santistas de diversos setores iniciou movimento de fomento ao crescimento da indústria na cidade, que mais tarde, em 25 de outubro de 1985, redundaria na criação da Delegacia Regional do CIESP Regional de Santos, hoje representante das indústrias nos municípios de Santos, São Vicente, Praia Grande, Itanhaém, Mongaguá e Peruíbe.

Naquele momento em que o País passava por uma transformação política importante, empresários como Christóforo Kabbach e Antonio Viegas, atuais Diretor Titular e 2º Vice-Diretor do CIESP, vislumbravam a organização de empresários locais no sentido de desenvolver o setor industrial na cidade.

A formação da regional se deu de forma gradativa, com a realização de encontros mensais para a discussão de temas relevantes, de forma democrática e colaborativa, tendo sempre como foco principal a organização de empresários em torno de um bem comum, o desenvolvimento da indústria na Cidade de Santos, conhecida por abrigar a principal plataforma logística da América do Sul, razão pela qual, sua história esteve sempre ligada à questão logística, portuária e de comércio exterior, sendo o berço de inúmeras lideranças nacionais. Nesse sentido, ficou clara a necessidade de se criar uma Regional do CIESP que estivesse em completa sinergia com o Porto de Santos, principal porta de entrada e saída comercial do País. Para tanto, desde seu início, a Diretoria Regional do CIESP de Santos assumiu uma característica singular em relação às demais regionais do Estado de São Paulo, entendendo o Porto como uma extensão da indústria e, como tal, fundamental ao desenvolvimento das atividades do CIESP na cidade.

Desde a sua fundação, o CIESP Regional de Santos teve três sedes. A primeira delas na Rua Dom Pedro II, no Centro de Santos, onde ocorriam as reuniões do grupo de empresários que, mais tarde, viriam a fundar o CIESP Regional de Santos. Depois disso, de 1985 a 1991, a entidade passou a funcionar na Avenida João Pessoa, nº 60, 3º andar. Em 1992, se transferiu para a Avenida Ana Costa, nº 482/484 – 10º andar. Após uma breve passagem pela Rua Dr. Carvalho de Mendonça, nº 189, a Regional passou a dividir espaço com o Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria de Santos e Região, na Avenida Afonso Pena, 736 – 6º Andar. E, finalmente, em 2004, passou a funcionar na Rua XV de Novembro, 204, 2º e 3º Andar, no Centro de Santos, sua sede atual. A mudança veio ao encontro do plano de revitalização do Centro Histórico de Santos.

“A organização de empresários com o fim de desenvolver e apoiar o setor industrial na Cidade de Santos foi importante naquele momento, pois, a década de 80 representou um marco importante na história do Brasil, e o CIESP Regional de Santos participou da transformação iniciada naquela época, que redundou na potência econômica que é a região nos dias de hoje”, afirma Christóforo Kabbach, atual diretor titular.

Durante esses 30 anos, a economia de Santos floresceu. O Porto de Santos, a partir da promulgação da Lei 8630/93 (Lei dos Portos), bate recordes consecutivos de produtividade, aumentando sua importância no desenvolvimento do País e aumentando, a cada dia, sua área de influência. O CIESP Regional de Santos acompanha esse desenvolvimento, sendo uma das entidades responsáveis pela criação do Comitê de Infraestrutura e Logística do Porto de Santos, onde são discutidos os assuntos de interesse dos diversos intervenientes do Porto de Santos. Algumas das principais empresas portuárias de Santos são associadas ao CIESP Regional, tendo papel fundamental na sua atuação diversificada de integração entre o Porto e a Indústria. O Porto de Santos deverá, nas próximas décadas, duplicar sua capacidade de movimentação de cargas, a fim de atender aos anseios de crescimento do País.

Outra vertente de desenvolvimento importante para a região, que conta com o apoio do CIESP Regional de Santos, desde o seu início, é a prospecção de petróleo e gás na Bacia de Santos. Desde 2006, a Regional integra o PROMINP – BS (Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural – Bacia de Santos), onde estão reunidas as principais entidades empresariais da região, para a discussão de ações que permitam o pleno desenvolvimento da cadeia produtiva de petróleo e gás. Além disso, o CIESP Santos foi uma das primeiras entidades a apoiar a Feira de Petróleo e Gás - Santos Offshore, cuja primeira edição aconteceu no ano de 2007. Hoje, a Santos Offshore Oil & Gás é a terceira maior feira do setor no Brasil, com perspectivas de crescimento consistentes para os próximos anos. Desde o ano de 2011, o CIESP Regional de Santos promove Rodadas de Negócios Específicas dentro da feira, com o intuito de colaborar no desenvolvimento da cadeia de petróleo e gás na região.

O CIESP Regional de Santos participou, ainda, da formação da Região Metropolitana da Baixada Santista, primeira do Estado, que culminou com a instalação da AGEM – Agência Metropolitana da Baixada Santista e do CONDESB – Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista, fóruns onde são discutidas ações de interesse dos nove municípios da Baixada Santista.

Desde a criação do CIESP Regional de Santos, merece destaque, também, a próxima relação com o SESI e o SENAI, redundando em uma série de atividades de promoção e apoio à indústria. A extensa lista de colaboração entre as entidades vai desde a implantação do Projeto PROA – Programa Regional de Operações Articuladas – SENAI, passando por iniciativas de apoio a investimentos nas unidades locais, até o trabalho voltado à inclusão de pessoas portadoras de deficiência, por intermédio do Projeto Com-Ciência. A Diretoria do CIESP Regional de Santos faz parte do Conselho Consultivo do SESI e do SENAI de Santos, desenvolvendo ações junto ao DEPAR-FIESP Regional.

A história da Diretoria Regional de Santos é marcada por grandes empresários que, voluntariamente, dedicaram e dedicam seu tempo e experiência no desenvolvimento de atividades em prol da indústria paulista. A primeira Diretoria do CIESP era formada pela empresária Terezinha Maria Calçada Bastos (Refrigerantes de Santos S/A) – Diretora, e pelos empresários Celso Badim (Interglass Proj. Serv. Ind. e Com. de Fibra de Vidro LTDA) e Valdir do Vale (USISAL – Usina de Sal S/A), diretores adjuntos. Ao longo dos anos, nomes de destaque da cadeia produtiva regional fizeram parte da diretoria do CIESP, contribuindo pela consolidação e respeito atrelados ao nome da entidade na região de Santos.

“O desafio é trabalhar para que os próximos anos sejam ainda melhores dos que os que se passaram. Para tanto, reforçamos nosso compromisso com as indústrias e suas parceiras na Região de Santos, de que o CIESP Regional continuará trabalhando na defesa dos interesses dos seus associados, lado a lado com o presidente Paulo Skaf, buscando atingir os objetivos traçados há mais de 80 anos pelos criadores do CIESP Sede”, ressalta Kabbach.

A atual Diretoria do CIESP Santos é formada pelos empresários: Christóforo Kabbach (Comércio de Tela Flor Ltda) – Diretor Titular, Ronaldo de Souza Forte (Santos Brasil Participações S/A) – 1º Vice-Diretor e Antonio Pereira Viegas (Sageiv. Ind. e Montagens de Estruturas Metálicas Ltda) – 2º Vice-Diretor.

Novas lideranças
O CIESP Regional de Santos, imbuído do objetivo de formar novas lideranças empresariais, está reformulando o seu Núcleo de Jovens Empreendedores. Criado com o objetivo de preparar novos líderes e sucessores com perfil voltado ao crescimento de suas empresas, das entidades de classe e à participação representativa na política econômica paulista e brasileira, o NJE é considerado fundamental para o futuro da entidade. “A renovação das lideranças empresariais é fundamental para o futuro do País, razão pela qual, incentivamos a formação de novos líderes que conduzirão o CIESP e o Brasil no futuro”, analisa Kabbach.

A nova Diretoria do NJE-CIESP Santos será formada pelo empresário Erik Sanches – Coordenador, tendo como adjuntos o empresário Celso Garcia e a Advogada e Jornalista Carolina Marchioli.

Novo portal
O CIESP Regional de Santos inaugurará, em breve, seu novo site, mais dinâmico, interativo e adaptado às necessidades atuais do mercado. A nova ferramenta permitirá ao associado do CIESP Santos navegar com facilidade por todos os benefícios oferecidos pela entidade, além de disponibilizar um canal direto de comunicação com os profissionais de cada área. O site contempla seções institucionais, vídeos, acessos a links de interesse dos associados, página para contato, espaço exclusivo para associados, galeria de imagens, visualização dos projetos recentes, Banco de Currículos, Informações sobre Certificado de Origem, Certificado Digital, Grupos de Ações Definidas, Projetos Sociais, dentre outras etc.

“Com o novo site o CIESP Santos buscará atender de maneira mais dinâmica seus associados e parceiros, além de oferecer informações de interesse a todos àqueles que acessam o site da entidade”, informa Christóforo Kabbach.