Exper News - Matéria de Capa

Matéria Capa 24

 


13 Executivas revelam suas expectativas para 2013

Cristiane Rebelato - Diretora do Sebrae-SP - Regional Mogi das Cruzes

Para o Sebrae-SP, Escritório Regional Alto Tietê, entre os principais desafios deste ano está o estímulo às micro e pequenas empresas da nossa região para pensar no futuro e organizar o presente.
Para isso, elas devem planejar e participar de grupos com envolvimento de outros empresários do mesmo setor e de projetos que pensem as necessidades e oportunidades de cada segmento, buscando soluções para desenvolver e melhorar a competitividade dos negócios.
Percebemos que a região do Alto Tietê acompanha as tendências do Estado de São Paulo de expansão, principalmente no setor de serviços. Por isso, boa parte de nossa meta de atendimento e projetos está direcionada para essa área. Além disso, dando continuidade ao trabalho desenvolvido em 2012, vamos atuar em diversos segmentos este ano: indústria de vestuário e da construção civil, comércio de veículos automotores, vestuário e construção, agronegócios (frutas, olericultura).
Nossa expectativa este ano é levar informação, desenvolvimento do comportamento empreendedor e melhoria da competitividade a mais de 7.000 empresas da região do Alto Tietê, por meio das ferramentas acima mencionadas, bem como, estimular o desenvolvimento da cultura empreendedora na rede de ensino da região e estimular a melhoria do ambiente dos pequenos negócios, por meio de parceria junto as Prefeituras e Entidades locais.
E temos certeza que com a realização destas ações contribuiremos para que a Região do Alto Tietê continue acompanhando as tendências de expansão de nosso Estado.

Cláudia Oliveira - Empresária e 1ª Vice-Diretora do Ciesp-Jacareí

Acredito que 2013 será um ano repleto de oportunidades, desafios e grandes conquistas, não somente para as empresas atuam dentro do meu segmento, mas para todos os setores que investirem em inovação, tecnologia e usarem toda a sua criatividade para fazer mais e melhor. Isso tudo exigirá dos empreendedores planejamento, disciplina, determinação, ação e foco no seu negócio.
Mulher, mãe, empresária. Hoje como diretora da Juntas Brasil Indústria e Comércio Ltda., única fábrica de juntas para vedação e isolação industrial no Vale do Paraíba, mais especificamente na cidade de Jacareí, percebo o tamanho da nossa responsabilidade ao levar soluções às indústrias, com agilidade e qualidade, proporcionando sempre algo inovador, como por exemplo: a nossa parceria no Painel de Juntas.
Finalizo agradecendo a Deus pela família maravilhosa; pelos pais, marido e filhos, grandes pilares que me encorajam a não desistir, e aproveito para parabenizar todas as mulheres que um dia ousaram estudar e se preparar, e hoje se ainda não são, com certeza serão grandes empreendedoras.

Sabrina Medeiros - Sócia Diretora da Visão Sistêmica RH e Consultoria

A escassez de mão de obra qualificada, o papel das redes sociais no processo de seleção de talentos, a mobilidade tecnológica e as diversidades de perfis comportamentais, permanecerão sendo assuntos amplamente discutidos em 2013. Investimento em Programas de Desenvolvimento de Líderes será um dos fatores mais discutidos nas empresas, resultado da visão sistêmica e da conscientização que o desafio de reter talentos é uma atividade compartilhada, não apenas da área de recursos humanos.
Os programas terão como objetivo o desenvolvimento comportamental e de gestão, trabalhando questões vinculadas a clareza e transparência nos objetivos estratégicos e departamentais, desenho e implantação de processos, criação e acompanhamento de indicadores, programas de coaching, psicologia organizacional, busca pela identificação dos valores individuais com os valores organizacionais e a utilização do feedback nas avaliações de performance individuais e em grupo, dando ênfase aos planos de remuneração variável e ao processo de autoavaliação dos indivíduos, cujo objetivo é gerar um sentimento de constante desenvolvimento e crescimento, aumentando sua lealdade com a empresa.

Sueli Segura - Diretora Executiva da RS Produtos Controlados

As expectativas são otimistas, e não poderia ser diferente considerando as previsões de crescimento para a indústria no Brasil. Como a RS Produtos Controlados trabalha neste segmento, tivemos um crescimento sólido e estável nos últimos anos, mesmo com todos os problemas enfrentados, as empresas têm a necessidade de ampliar os negócios, suas instalações e ramos de atuação. É neste contexto que a RS Produtos Controlados surpreende aqueles que estão nos procurando. Com soluções cada vez mais competentes no âmbito da Polícia Federal, Polícia Civil, IBAMA, CETESB e Meio ambiente.
Para realizarmos o atendimento que as empresas exigem, a RS Produtos Controlados mantêm investimento da ordem de 30% do faturamento, para ampliar o quadro de funcionários, nossa parceria com os setores jurídicos e instituições ligadas ao segmento industrial.
Um exemplo de uma atuação moderna é nosso modelo de contrato, nele ficam definidas as responsabilidades de cada processo (prazos, taxas, valores, quantidades, etc.), diferente do que ocorria no passado, as empresas necessitam que os trabalhos sejam realizados de forma clara e objetiva.

Adriana Borges - Secretária Indústria e Comércio de Poá

Qualificar a mão de obra para fortalecer o setor industrial, esse é o caminho encontrado pela Secretaria de Indústria e Comércio de Poá para obter sucesso em 2013. Fortalecer o setor industrial e, ao mesmo tempo, fortalecer os laços de parceria entre o poder Executivo e as indústrias, é com esse objetivo que a Secretaria de Indústria e Comércio de Poá iniciou o ano de 2013. As parcerias com a Fiesp, Senai e Governo do Estado são os melhores caminhos para se alcançar esses objetivos.
“Oferecemos cursos por meio do Pronatec, em parceria com o Senai visando qualificar o cidadão e, consequentemente, oferecer ao setor industrial mão de obra qualificada, para suprir as necessidades da indústria e ao mesmo tempo, recolocar o munícipe no mercado de trabalho”.
Essa é a única maneira de fortalecer o setor industrial na cidade, uma vez que, devido à pequena área territorial, Poá já não conta com locais que possam abrigar novos empreendimentos. “Infelizmente, não temos mais área disponíveis para receber novas indústrias, então focamos na qualificação da mão de obra e também na melhoria da comunicação entre o setor e o poder Público”.

Eliane Morais - Diretora Executiva da Ativa+ Alimentação Empresarial

Com mais de 8 anos de experiência a Ativa+ é uma empresa especializada em administração de restaurantes de coletividade. Seu principal objetivo é oferecer produtos e serviços de alta qualidade. Moderna e ágil a Ativa+ é reconhecida por sua alta qualidade e competência técnica que possibilita oferecer implantação de cozinhas, com layout e marketing visual.
O mercado nacional encontra-se em plena movimentação, as empresas brasileiras de inúmeros seguimentos e portes, buscam parceiros que possam oferecer-lhes serviços de alta qualidade e com preço acessível. As corporações visam e prezam pela qualidade e flexibilidade nos serviços, sem se esquecer do custo benefício, e estão encontrando no mercado nacional empresas competentes e comprometidas. A Ativa+ sempre teve como palavra-chave o “encantamento”, e em 2013 não será diferente, iremos continuar a investir em tecnologia e pessoas para continuar a desenvolver uma alimentação balanceada e nutritiva para satisfazer plenamente todos os colaboradores na melhor hora do dia deles.

Rose Schultz - Diretora Executiva da Água Leve Mogiana

Água Leve Mogiana, fundada há mais de 50 anos, oferece um produto de alta qualidade, nossa experiência rendeu muito prestígio no mercado do Alto Tietê, Litoral e São Paulo.
Oferecemos suporte técnico, através de nosso laboratório próprio e terceirizado e nossa empresa trabalha dentro das normas do DNPM e laudos exigidos pela ANVISA. Para 2013 espero um ano de crescimento no setor de água mineral, como vem acontecendo nesses últimos anos, o clima tem ajudado consideravelmente, as pessoas estão mais conscientes da importância de se beber água mineral para ter uma vida mais saudável e com a vinda de muitos turistas para o Brasil, em junho, por conta da Copa das Confederações o mercado de água mineral tende a crescer. Outra expectativa que temos é que o governo de São Paulo se inspire na ideia de Santa Catarina e inclua a água mineral como item indispensável na cesta básica, seria uma grande vitória para nossa região, com isso as pessoas de baixa renda teriam acesso a um item tão valioso para sua saúde. E como sempre digo: Água é vida!

Waleska Almeida de Lima - Gerente de RH da Morpho do Brasil

A Morpho é empresa de alta tecnologia da Safran, e um dos principais fornecedores mundiais de soluções de detecção, identificação e documento eletrônico. A empresa é especializada em direitos pessoais e aplicações de gerenciamento de fluxo, com base em biometria, setor no qual é líder mundial, assim como terminais seguros e cartões inteligentes. Nossos equipamentos são implantados em todo o mundo e contribuem para a segurança dos transportes, dados, pessoas e países. Localizada em Taubaté, produz e personaliza mais de 100 milhões de cartões/ano, a empresa fabrica cartões biométricos com tecnologia de policarbonato, além de atender aos maiores bancos e os principais players de Telecom.
Em 2013 os desafios continuam e a riqueza em crescer e aprender com essas superações é um prêmio.
O Recursos Humanos está sempre presente nos assuntos estratégicos e esse é um dos elementos que me motiva e me faz estar sempre atenta e pronta a apoiar e caminhar junto com os interesses da empresa, que se reinventa diariamente.

Fabíola Pupo - Sócia e Diretora Comercial e de Marketing do jornal A Semana

O ano de 2013 é importante para o jornal A Semana. Fundado no dia 08 de maio de 1998, por meu marido João Manoel Beraldi de Almeida e eu, neste ano estaremos completando 15 anos de um trabalho sério pautado em credibilidade e no compromisso de levar informação, cultura e entretenimento a um público de 128 mil leitores de Mogi das Cruzes e Região.
Mogi da Cruzes a cada ano que passa tem mostrado seu franco desenvolvimento em vários setores e mercados, assim como mostrada também sua vocação para modernidade. Graças à sua posição estratégica, ser próxima à Capital, aeroporto, rodovias e Litoral, permite uma logística que proporciona facilmente o escoamento de sua produção por terra, mar ou ar.
Para este ano, a cidade foi escolhida para abrigar novos lançamentos imobiliários, entre eles, uma unidade de uma famosa rede de hotéis, filiais de grandes empresas de varejo, expansão física e comercial do Mogi Shopping e a comentada vinda de mais um grande centro de compras na cidade promete trazer ainda mais novos negócios.
Crescimento empresarial que reflete muito no crescimento do mercado publicitário, para repercutir esses novos empreendimentos aos consumidores potenciais por meio do instrumental do marketing e da propaganda. Portanto para este ano, temos boas notícias e, juntamente com os 15 anos do jornal A Semana representa a consolidação do nosso jornal como uma importante fonte de informação ao nosso público leitor e uma mídia poderosa.
2013, no meu ponto de vista, será com certeza um ano de oportunidades.

Magaly Sant’Anna - Sócia Diretora da MSX Integração Empresarial

Gosto do verbo esperar. Ele representa toda expectativa gerada numa condição de esperança de alguma coisa não é mesmo? É o famoso desejo intenso por algo próspero tanto na vida profissional ou na pessoal. Os sonhos sempre devem ser grandes, mas deve também ser factível, o que tem a ver com a situação do presente. Por isso, no início de cada ano, eu sempre faço planos para o ciclo que começa novamente, é conveniente revisar o que fiz no ano anterior e me perguntar qual a expectativa real neste momento. O presente é a ponte entre o passado, que se chama memória, e o futuro que se chama sonho. Eu caminho nesta ponte. O meu presente sinaliza perspectivas favoráveis ao meu crescimento profissional como consultora em projetos de responsabilidade social e sustentabilidade, tanto na relação das empresas com a comunidade como com o seu público interno.
Atualmente todos nós estamos passando por uma mudança interior de conceitos, valores e sonhos, para que melhoremos a nossa convivência neste planeta, a própria vida dele e todos os seus habitantes também. E já entendemos que morar bem é cuidar da nossa casa. É o admirável mundo novo. As empresas ao se comprometerem com a sustentabilidade do negócio, da comunidade e do planeta, estarão fazendo a sua parte. É nessa sintonia de cuidar e compartilhar bons hábitos em que passa o nosso planeta, que me vejo preparada para assumir o desafio de ser consultora nesta área. São atitudes e ações sustentáveis que farão a diferença.
É nesse momento de ameaças e oportunidades que as organizações precisarão contratar ou terceirizar os profissionais da área de responsabilidade social. É aí que está a minha grande expectativa para 2013, no papel de consultora: elaborar, implantar e gerenciar projetos corporativos que atendam as necessidades de cada empresa, assessorando dentro de uma formação técnica, visando o desenvolvimento contínuo e sustentado dos negócios de cada organização. Por meio da responsabilidade social, em parceria com as organizações, sairá na frente neste novo mundo, quem entender o conceito de que cada um depende de todos e todos de cada um.

Dra. Rosângela Pinheiro - Diretora do Instituto Quem Ama a Mama

Minhas expectativas para 2013 estão relacionadas à promoção de saúde através da conscientização da importância dos exames preventivos. Muito já se foi feito, mas temos muito avançar para que possamos desmistificar inúmeros mitos que dificultam o diagnóstico precoce.
A necessidade de se falar de humanização no atendimento em saúde surge como necessidade para melhorar a qualidade de vida do paciente. Nesse contexto O Instituto “Quem Ama a Mama” é uma organização independente, sem fins lucrativos, cujo principal objetivo é desenvolver, programar e facilitar a integração de mulheres portadoras do câncer de mama à sociedade de forma ativa e consciente, retirando o estigma da doença.
Somos um grupo empenhado no combate, prevenção, conscientização, atendimento e apoio psicológico, às mulheres vítimas desta implacável doença que é a segunda maior causa da mortalidade feminina no Brasil. Nossa meta é fazer com que as mulheres se conscientizem cada vez mais em relação a esse mal que às atinge silenciosamente, sem escolha de classe, cor ou raça. O Instituto “Quem Ama a Mama” veio para somar através de profissionais atuantes na área da saúde para que, com muita luta, possamos realizar campanhas de prevenção e evitar consideravelmente a disseminação dessa doença. Com nossas campanhas buscamos fazer a diferença na vida dessas mulheres, dando-lhes o apoio que precisam para que não desanimem no caminho da recuperação total e que, conheçam e façam uso de seus direitos.

Ângela H. Shintani, Diretora Executiva da Takashi Shintani Usinagem

A empresa Takashi Shintani está no ramo de usinagem desde 1954. A empresa possui os mais modernos equipamentos, e uma equipe de profissionais que asseguram a satisfação dos clientes com a EXCELÊNCIA nos produtos e nos serviços.
“Eu atuo na empresa há mais de 20 anos e posso dizer que esses últimos anos têm sido espetaculares, em 2012 fui homenageada pelo Consef. No início de 2013 a Takashi Shintani conquistou um prêmio de EXCELÊNCIA, oferecido pela Valtra, aos seus melhores fornecedores” conta Ângela Shintani. O cenário para 2013 mostra-se bastante promissor. O país deverá mostrar expressivos investimentos nos portos, estradas e infraestrutura. O Brasil é o único país do mundo que consegue ter duas colheitas por ano, sempre com recordes de safra, mas perdemos competitividade na logística. Com o advento da Copa do Mundo e das Olimpíadas, espero que nossos governantes invistam em infraestrutura. Como o país será uma enorme vitrine, todo e qualquer investimento em prol destes eventos, beneficia a indústria, a agricultura e o comércio. E claro que mexe com o nosso negócio indiretamente.
A indústria brasileira está madura e consciente, o que precisamos é de melhores condições para escoar nossa produção com EXCELÊNCIA em qualidade e gestão de pessoas.

Andréia Roma - Diretora Executiva da Editora Leader

Atuo no mercado como Diretora de Projetos, Criação e Coach.Apoio novos escritores, executivos, coaches, empresas e equipes com sessões de Coaching e PNL.
Também executo um trabalho diferenciado para autores, palestrantes e novos escritores, ultilizo a PNL e o Coaching para despertar sua criatividade para escrever artigos e roteiros. Na Editora Leader atuo com desenvolvimento de biografias, autobiografias, artigos, livros e assessoria digital em redes sociais. Hoje no mercado de trabalho muitos profissionais, não tem tempo de desenvolver ou escrever um livro, um artigo, um relatório de trabalho, um discurso ou uma conferência.
Nesses 10 anos de experiência em vendas e marketing, já participei de vários treinamentos em diferentes Institutos no Brasil para uma dezena de editoras, desenvolvi e participei como diretora e coordenadora de uma dezena de projetos.
É possível ver o meu trabalho em vários livros. Atualmente a Editora Leader seleciona e convida profissionais renomados, dentro e fora do Brasil, para participar de obras que estão fazendo a diferença no mercado literário.
O país tem um excelente potencial de desenvolvimento. Devido a mudanças nas tendências econômicas nos mercados que atuamos, nosso Plano de Negócio para 2013, contempla metas agressivas, aumento da produtividade através do lançamento de novos livros, já em desenvolvimento.
Minha missão é profissionalizar a Editora Leader para torná-la sempre competitiva em sua estrutura funcional, orientada por um plano de metas e avaliação por resultado.