Exper News - Dicas

Dicas e Dúvidas


Transtorno da ansiedade

por Márcio Junior

Segundo o porta wikipédia, “Ansiedade, ânsia ou nervosismo é uma característica biológica do ser humano, que antecede momentos de perigo real ou imaginário, marcada por sensações corporais desagradáveis, tais como uma sensação de vazio no estômago, coração batendo rápido, medo intenso, aperto no tórax, transpiração etc. A Ansiedade em níveis muito altos, ou quando apresentada com a timidez ou depressão, impede que a pessoa desenvolva seu potencial intelectual. O aprendizado é bloqueado e isso interfere não só no aprendizado da educação tradicional, mas na inteligência social. O indivíduo fica sem saber como se portar em ocasiões sociais ou no trabalho, o que pode levar a estagnação na carreira”.

Agora que você sabe um pouco mais sobre ansiedade, administre sua vida para que este perigo não acarrete problemas. E é incrível como o dia a dia nos prega peças e acabamos por falta de atenção cair nas armadilhas do destino. Um exemplo que posso contar é de um empresário que recebe um telefonema de um amigo dizendo que tinha uma coisa muito importante para falar sobre a sua filha, mas que não poderia dizer naquele momento e diria em outra ocasião. Agora eu pergunto: alguém já passou por isso? E o pior como se sentiu?

Essa situação é uma peça para testar nossa postura e nossa conduta. Muitos nessa situação ficariam ansiosos, preocupados, pensariam um monte de “bobeiras”, questionariam amigas em busca de conselhos, ligariam para amigas da filha para tentar descobrir algo, vasculhariam os pertences da filha e outras coisas que a imaginação nessa hora permite. Isso é um tremendo erro. Ao se deparar com uma situação desta natureza, lembre-se que você é responsável pelo bem-estar de sua família e jamais permita que terceiros coloquem em xeque a sua tranquilidade. Numa situação como está a primeira pessoa que você deve procurar é a pessoa citada, no meu caso exemplificado a filha, o pai deve procurar a filha e dizer, não importa o que você fez, eu estarei sempre ao seu lado, enfrentaremos qualquer problema ou mal-entendido juntos. Infelizmente para muitos lares isso não acontece, a briga a dúvida e a ansiedade acabam por colocar tudo a perder. E com isso vai embora a confiança, a amizade e principalmente o respeito. Quando esses valores desaparecem, entra em cena o mais nefasto dos problemas sociais: a violência.

Não permita transformar o seu lar em um campo de batalha, não permita que esse sentimento altere o seu bom humor. Viver a vida que você merece é o seu objetivo nesta vida. Busque ferramentas, recursos e habilidades para desenvolver o crescimento mútuo das pessoas. Seja exemplo para a sua família, para a comunidade e para a sociedade. A transformação que isso acarreta em você e principalmente nas pessoas envolvidas é tremenda. Seja um exemplo a ser seguido pelos outros, seja uma pessoa motivadora, repleta de grandes ideias e principalmente cheia de vida.

Márcio Junior - Mestrando em Recursos Humanos e Gestão do Conhecimento pela Universidad Europea Miguel de Cervantes, pós-graduado em Psicologia Organizacional e do Trabalho pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, publicitário, jornalista, palestrante e autor do livro Um dia maravilhoso e co-autor do livro Liderança Estratégica. Formação em Master Coaching; PNL; Técnicas de Venda; Pesquisa de Mercado e Aperfeiçoamento Profissional e Publisher da revista Exper.