Exper News - Dicas

Dicas e Dúvidas


O preço da ausência do empregado

por Renato Carvalho

Conceitualmente, Absenteísmo é a prática ou costume de se ausentar de um local onde seria obrigatória sua presença. Qual o impacto desta ausência no dia a dia das indústrias? Quem paga a conta? Este é um mal que assusta milhares de empresas trazendo reflexos traumáticos, já que a ausência do empregado aumenta o custo dos produtos ou serviços. Mas como? A falta ou ausência de um empregado gera horas extras no trabalho, risco de não cumprir prazos, doença ocupacional naqueles que se esforçaram além das 8 horas normais de trabalho para cobrir o faltoso e afastamento previdenciário pago pelo governo e repassado a nós contribuintes por meio dos impostos.

O colaborador que trabalha adicionalmente aparentemente favorecido pelo recebimento das horas extras ou acúmulo de banco de horas, na verdade é vítima do sistema. Sem programações provocadas por malícias e por médicos despreparados para identificar tal situação. Este mal pode ser combatido pelas organizações, mapeando quais as pessoas que geram mais ausências e quais são os seus motivos e razões para o não comparecimento no trabalho. Podemos destacar alguns motivos: falta de liderança, falta de comprometimento, desmotivação, sentimento de injustiça, falta de um instrumento de avaliação de desempenho mais justo, falta de incentivo, falta de mapeamento do SESMT (Serviço Especializado de Segurança e Medicina do Trabalho) em identificar melhorias nos postos de trabalho e muitos outros.

Excesso de pagamento de horas extras com reflexos em férias, 13º salário, FGTS, rescisão, acúmulo de banco de horas, risco de autuação pela fiscalização, risco de processo trabalhista por motivos de excesso de jornada e intervalo de repouso inferior a 11 horas entre um dia e outro, risco de greve, risco de acidente de trabalho, aumento do turnover, doença ocupacional, sinistralidade do plano de saúde e outros. Busque ajuda com especialistas para criar e colocar em prática metodologias específicas com o objetivo de reduzir os seus índices de ausências e maximizar os seus resultados.

Renato Carvalho - Pós-graduado em Consultoria Interna de RH pelo Mackenzie e Graduado em Ciências Contábeis, professor universitário, sócio da Loyfer Human Capital Solutions, com mais de 18 anos de experiência na área de RH em empresas nacionais e multinacionais, nos segmentos de serviço, indústria, varejo e transporte e logística.