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5 maneiras de engajar leitores por meio da curadoria de conteúdo

Apresentação

A criação de conteúdo é, sem dúvida, uma parte vital de qualquer estratégia de marketing digital. Mas isso não significa que você deve começar do zero.

 A curadoria de conteúdo - escrito por outras pessoas, o qual você organiza e compartilha - é um ótimo meio de mostrar que você entende do assunto. O grande desafio é fazer com que o público se interesse e interaja. Sem comentários, compartilhamentos, curtidas e assim por diante, a curadoria de conteúdo se torna incapaz de oferecer seu verdadeiro potencial para uma marca.

 Confira aqui cinco dicas de como a curadoria de conteúdo pode levar ao engajamento:

 1. Busque conteúdo de diversas fontes
Provavelmente, você deve estar acompanhando e aproveitando o conteúdo das grandes empresas da sua área. Limitar-se às grandes marcas, porém, pode fazer com que seus leitores percam o interesse depois de verem as mesmas três ou quatro fontes toda semana.

 2. Invista em multiplataformas
Com o surgimento das novas tecnologias, os leitores passaram a consumir o conteúdo de diferentes modos. Portanto, você não deve se limitar a um blog ou às mídias sociais. Comece a pensar em novos jeitos de redirecionar a informação e tópicos que poderiam contribuir para outros sites. Que tal começar um podcast ou uma websérie que discuta os assuntos mais interessantes que você quer tratar? Você pode convidar algum especialista no assunto para dar maior peso e credibilidade aos seus vídeos.

 Caso você tenha uma alta concentração de leitores em uma área geográfica específica, crie um evento presencial para que você e seus leitores possam interagir entre si off-line. Se os seus leitores estão espalhados pelo mundo, você pode utilizar o Google Hangout ou realizar um encontro por vídeo conferência. Redirecionar o conteúdo por meio de múltiplas plataformas permite que você vá cada vez mais longe a cada nova ideia.

 3. Deixe que o leitor participe
Uma vez que os leitores estão envolvidos na criação do conteúdo, eles passam a se interessar mais e tornam-se mais engajados. Uma dica é publicar alguma postagem bem escrita de algum leitor ou criar uma enquete a fim de descobrir sobre que tipo de assunto o público gostaria de ler. Encoraje seus seguidores a mandarem e-mails com ideias e sugestões, ou até mesmo com links que eles gostariam que você compartilhasse.

 Também é possível conquistar clientes por meio dessa participação. Se você estiver publicando um livro, por exemplo, seria uma ótima ideia postar diferentes opções de capa para que os leitores votem no desenho final ou até mesmo no título. Uma vez que esses leitores sentem que fizeram parte do processo de criação, a probabilidade de eles comprarem o livro quando for lançado aumenta exponencialmente.

 4. Diga algo inesperado
Comentários e opiniões são uma chave importante quando o assunto é curadoria de conteúdo. Em vez de simplesmente resumir o que outra pessoa escreveu, apresente sua perspectiva com relação ao assunto. Afinal, por qual razão os leitores visitariam o seu blog ou site se o conteúdo original pode ser lido em qualquer outro lugar da internet? 
Para expor o seu ponto de vista da forma correta, tente dizer algo inovador.

 Se o conteúdo original prevê que as ferramentas do Gmail vão acabar com o e-mail marketing, por que não postar algumas ideias de como os empresários poderiam usar essas novas ferramentas a seu favor? É muito importante respeitar sempre a opinião dos outros, mas não tenha medo de fazer o papel de “advogado do diabo” uma vez ou outra. Talvez você tenha leitores que concordem , mas que têm vergonha de expor suas opiniões. Esteja sempre pronto, também, para um debate público com leitores que tenham ideias contrárias.

 5. Inclua fortes chamadas convocatórias
Dados mostram que tweets que contêm a frase “retweet, por favor” ganham quatro vezes mais retweets do que os outros tipos comuns de tweets. Chamadas com tom convocatório são também um componente chave em postagens de blogs, visto que são capazes de encorajar os leitores a compartilhar, comentar ou tomar qualquer outro tipo de atitude. As perguntas básicas que finalizam muitas postagens (se os leitores concordam ou não com o que foi compartilhado e por que) podem dar início a uma conversa com os leitores.