Exper News - Educação Corporativa

Educação Corporativa


UBC é rebaixada a Centro Universitário pelo CNE

fonte O Diário de Mogi

O Conselho Nacional de Educação e a Câmara de Educação Superior, por unanimidade, aprovaram parecer do conselheiro Arthur Roquete de Macedo, propondo o descredenciamento da Universidade Braz Cubas, com sua consequente transformação em Centro Universitário.

No parecer 456/2017, Arthur Roquete de Macedo, justifica: “Voto desfavoravelmente ao recredenciamento da Universidade Braz Cubas, com sede no município de Mogi das Cruzes, Estado de São Paulo, conforme o disposto no artigo 46, § 1º da Lei nº 9.394/1996 e do artigo 10, § 2º, inciso III, da Lei nº 10.861/2004. E, considerando que a IES não atende ao artigo 3º inciso VI, da Resolução CNE/CES nº 3/2010, que trata da oferta de pelo menos, quatro mestrados e dois doutorados reconhecidos pelo Ministério da Educação, como requisitos necessários para o recredenciamento como Universidade e, nos termos do artigo 10, inciso III, da citada Resolução, voto favoravelmente à sua transformação acadêmica em Centro Universitário, com a denominação de Centro Universitário Braz Cubas, com sede na Avenida Francisco Rodrigues Filho, nº 1.233, bairro Mogilar, no município de Mogi das Cruzes, no Estado de São Paulo.

Formado em 1968 pela Faculdade de Medicina de Botucatu, Arthur Roquete de Macedo foi vice-reitor da Universidade Estadual Julio de Mesquita Filho e é hoje, segundo perfil que mantém na rede Linkedin de contatos profissionais, chanceler da Laureate-São Paulo. A Laureate International Universities é uma corporação norte-americana que se vem notabilizando por assumir o controle de várias instituições universitárias da América Latina.

Com raízes de mais de 70 anos em Mogi das Cruzes, a Universidade Braz Cubas é resultado de empreendimento tocado por professores e empresários que se associaram, em 1965, ao antigo Liceu Braz Cubas. Nesse ano foi criado o curso de Direito, pioneiro da futura universidade. Em 1985, o que era a Federação das Faculdades Braz Cubas foi credenciada como universidade, pelo Conselho Federal de Educação.

Há alguns anos, com cisão entre os cotistas da UBC, estes decidiram profissionalizar sua gestão e afastar-se do dia a dia dos negócios. Uma das primeiras medidas dos novos gestores foi despersonalizar o comando universitário. No portal brazcubas.br não há qualquer referência à administração ou identificação de reitor e diretores.