Exper News - Entrevista

Entrevistado


Márcio Junior

Exper - Conte-nos um pouco sobre sua brilhante trajetória profissional?
Márcio Junior
- Sempre orientado pelos meus pais a estudar. Logo depois de terminar o ensino médio, o desejo de ambos, era ver os filhos formados em curso técnico, e claro que acatei o desejo e cursei técnico em mecânica no ETE Presidente Vargas, cheguei a fazer estágio na Mitutoyo, mas a situação econômica do país ficou alarmante e mudei o rumo da minha vida. Ao sair do estágio fui trabalhar em uma empresa jornalística, no qual desenvolvi uma paixão pela comunicação. Em 2000 me graduei em publicidade, trabalhei em grandes agências de propaganda em São Paulo e montei em 2002 minha própria agência. Atendi uma centena de clientes e percebi que o setor industrial merecia uma atenção diferenciada e por isso condicionei toda minha carreira para atender este segmento. Com isso nasceu a Exper e depois o meu livro Um dia maravilhoso.

Exper - Como foi essa transição de ter uma agência de publicidade e agora publisher de um portal corporativa?
Márcio Junior
- Realmente foi uma decisão difícil, mudar de posição em uma mesa de negociação e deixar de comprar mídia para vender mídia foi desafiador e aos poucos fui conseguindo o apoio de muitos empresários, inclusive do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP). Comecei atendendo empresas do Alto Tietê, com conteúdos de interesse não somente dos empregadores como dos empregados. A Exper teve uma aceitação tão grande que agora preparo um desafio maior, expandir a cobertura e abranger todas as 42 regionais do CIESP o mais rápido possível..

Exper - Qual foi o seu maior desafio frente a essas novidades?
Márcio Junior
- Sem sombra de dúvida foi cursar pós-graduação em Psicologia Organizacional do Trabalho na Universidade Presbiteriana Mackenzie e escrever, publicar e posicionar o meu livro, no mercado literário do país. Para que o livro não ficasse com conteúdo voltado apenas para as necessidades da indústria, optei por falar dessas questões de forma generalizada. A proposta recebeu críticas positivas e, rapidamente entrou na rede de livrarias Saraiva. Essa sem sombra de dúvida foram as maiores conquistas.

Exper - Ao que se deve tamanho sucesso?
Márcio Junior
- Agradeço a Livraria Saraiva por acreditar no meu trabalho e colocar à disposição para todo o Brasil o meu livro. Tive alguns padrinhos e madrinhas nesta jornada, não tenho palavras para agradecer o que estes talentosos profissionais fizeram e fazem pela Exper e pelo livro. O apoio de grandes veículos de comunicação da região. A minha adorável mãe e aos meus filhos Ryan e Júlia por transforma um homem em um super-homem.

Exper - Já que você falou em metas, você tem alguma em especial para 2016?
Márcio Junior
- Sem sombra de dúvida tenho algumas sim. Neste primeiro semestre concebi a Cacomex-AT - Câmara do Comércio Exterior do Alto Tietê, a câmara irá formular, adotar, implementar e coordenar as políticas e atividades relativas ao comércio exterior de bens e serviços, incluindo o agronegócio e o intercâmbio cultural. Uma vez que a empresa atenda as necessidades para exportar, começa o processo de capacitação técnica, custo logístico e abertura de mercado internacional. A Cacomex-at irá auxiliar a região a ter maior participação em alguns players mundiais. Agora neste segundo semestre é fazer a câmara começar a operacionalizar.

Exper - Sua carreira teve início na publicidade e hoje atua no comércio exterior. O que te levou a mudar de profissão ou de atividade?
Márcio Junior - Na verdade todas essas atividades que exerço têm como pano de fundo a comunicação. Sempre pautei minhas atividades em pesquisas e na informação. Recentemente fui convidado para integrar o CONSCEX - Conselho Superior de Comércio Exterior na FIESP e com isso as responsabilidades só aumentam uma vez que também sou coordenador do NJE - Núcleo do Jovens Empreendedores do CIESP - Alto Tietê. A partir de 2030 o país representará 40% da produção de alimentos mundial, essa informação fez com que eu mudasse os planos da minha vida. O mais importante agora é ajudar o empresário nacional a ter maior confiança diante do mercado internacional e fortalecer a construção de legislação e polos de desenvolvimento. É necessário que o importador e o exportador conheçam os incentivos tributários brasileiros, porque eles podem compensar a alta do dólar neste momento.

Exper - Agora entendo porque seu livro chama-se um dia maravilhoso - viva a vida que você merece e não a vida que você tem?
Márcio Junior - Exatamente, todos desejam o melhor, ser o mais brilhante, o mais inteligente, ter sucesso, afinal por que somente uma pequena parcela consegue atingir o que almeja? Infelizmente, as pessoas só dão conta do que tinham quando perdem. E hoje, o bem mais valioso não é uma casa e sim um lar, não é um carro e sim um veículo para oferecer conforto, te levar para lugares onde você possa desfrutar de momentos agradáveis e duradouros com a família e não é isso que assistimos. Muitos saem para beber, comer e esquecem de dedicar tempo ao bem mais valioso que é sua família, é isso que falo em meu livro. Esta vida que você está vivendo não é sua. Esta vida que você está vivendo não lhe pertence mais, esta vida que você está vivendo já deveria ter cedido espaço para uma vida de grandes realizações e brilhantes conquistas.

Exper - É possível aplicar as técnicas do livro na vida profissional e na vida pessoal?
Márcio Junior
- Sim, uma é extensão da outra. Desperte a coragem interior, afaste o medo e traga você de volta ao mundo. Sua família espera mais de você, a empresa onde você trabalha acredita e sabe do seu potencial. Você pode conseguir qualquer coisa que queira na vida, desde que comece a trabalhar agora, as mudanças externas só começam a ser visíveis quando as mudanças internas se concretizam.

Exper - Onde e quando nosso leitor poderá conferir mais sobre seu trabalho?
Márcio Junior
- O livro está disponível em toda rede Saraiva e no portal. Este ano estarei lançando o audio-book do livro, para aquele que não tem tempo de ler, pode ouvir no aconchego do lar ou do carro. Também no início do ano lanço o aplicativo do livro para tablets. Com relação a eventos, a princípio o foco será nas indústrias em forma de in company aos associados do CIESP. Palestras serão ministradas pelo setor público, associações e entidades de classe em datas a confirmar. Outra grande novidade é o site www.marciojunior.com.br, ali o leitor pode acompanhar meu trabalho em forma de artigos, fotos, vídeos, programas e cursos que estarei ministrando, além de telefones e e-mails.