Exper News - Entrevista

Entrevistado


Sidemir Carlos Inácio

Exper - Para que nossos leitores conheçam um pouco mais sobre o Sidemir, conte-nos um pouco da sua trajetória?
Sidemir Inácio
- Em 1991 percebi uma grande oportunidade de negócio, a terceirização da mão de obra. Foi quando resolvi fundar a Padrão Segurança e Vigilância, que mais tarde faria parte do Grupo Padrão. A palavra terceirização era pouco conhecida na região, as empresas pouco utilizavam esse tipo de serviço, e este termo não era visto com bons olhos, o que exigiu muito trabalho, dedicação e perseverança. A empresa nasceu pequena e aos poucos foi agregando novos serviços para acompanhar as exigências do mercado. Esse ano ao completar 21 anos de atividades, penso no que fiz e em tudo que ainda posso fazer. Ao pensar desta forma, não passo um dia sequer longe da empresa, estou todos os dias no Grupo, colaborando com o crescimento e desenvolvimento da empresa.

Exper - Você administra o Grupo Padrão há mais de 20 anos, hoje uma empresa líder no segmento de segurança e serviços, como é estar à frente de uma corporação como esta?
Sidemir Inácio
- Atualmente o Grupo conta com mais de dois mil clientes e mais de dois mil colaboradores, são vários desafios a serem vencidos todos os dias, e para estar na liderança, conto com uma linha de frente competente que sempre busca melhorias e inovações para o negócio, beneficiando a todos. Para isso, mantemos reuniões periódicas e treinamentos, onde são discutidos assuntos pertinentes para ambas as partes. Todos os equipamentos da empresa são de ponta, frota atualizada constantemente em atenção as mudanças do mercado para oferecer ao cliente o que existe de melhor.

Exper - O Grupo Padrão é composto por 5 empresas com negócios complementares que geram grandes resultados. A que você atribui essas conquistas?
Sidemir Inácio
- Com as constantes mudanças no cenário, o Grupo Padrão se especializou em diferentes áreas, e hoje é formado por cinco empresas distintas:
Padrão Segurança e Vigilância: Respeitada e reconhecida pelo pioneirismo, legalmente registrada no departamento de Assuntos de Segurança Pública da Secretaria da Polícia Federal do Ministério da Justiça, conforme as Leis números 7.102/83 e posteriores alterações e certificada ISO 9001.
Proteka: Também certificada pela ISO 9001 integra o Grupo Padrão, com atuação predominante nas áreas de portaria, higienização, zeladoria, jardinagem e demais serviços que garantam a conservação do patrimônio dos nossos clientes.
Mogiforte: Regulamentada pela Associação Brasileira de Empresas de Segurança Eletrônica (ABESE), é a área de segurança que completa os sistemas convencionais de alarme, com comunicação instantânea entre os sistemas monitorados e a Central de Monitoramento, supervisionados 24 horas por dia, todos os dias do ano, com total segurança.
Support: Desenvolve criterioso programa de recrutamento, através de processos seletivos devidamente acompanhados por profissionais em Recursos Humanos, Administração, Contabilidade, Direito e Psicologia, com o objetivo de delinear, com precisão, o perfil dos candidatos.
Copalco: A terceirização da atividade fim, ou seja, mão de obra para a atividade principal das empresas, oferecendo os mesmos benefícios já reconhecidos na terceirização de funções complementares, uma verdadeira ferramenta de gestão organizacional que melhora continuamente a produtividade. Criamos essas empresas para atender as necessidades de nossos clientes.

Exper - Qual o significado do trabalho para o executivo Sidemir Inácio?
Sidemir Inácio
- Trabalhar é a atender as necessidades dos nossos clientes em âmbito nacional, sempre focado em superar positivamente as expectativas, considerando e implementando as mais adequadas alternativas para a melhoria contínua.

Exper - Como você definiria o momento do Grupo Padrão, nos dias de hoje?
Sidemir Inácio
- Excelente, vivemos um momento de conquistas. Quando sabemos com clareza aonde queremos chegar, fica bem mais fácil focar no que é de fato importante. Estabelecer metas arrojadas e associá-las a prazos é fundamental para o crescimento.

Exper - Por que o Grupo Padrão decidiu ser mantenedor de uma ONG?
Sidemir Inácio
- A ONG sempre foi meu sonho, e através dos meus esforços o desejo se tornou realidade. Nada mais justo do que homenagear minha querida mãe Ignez Thuller Ignácio dando o seu nome a ONG. Instalada em local privilegiado na Serra do Itapety, iniciou suas atividades em fevereiro de 2012 e, atualmente, atende a 15 idosos. Lá, eles passam horas agradáveis de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas, com acesso a socialização, atividades físicas e lúdicas, atendimento médico, quatro refeições, vestiários e até passeios externos. Para maior comodidade, um veículo transporta todos os idosos de sua casa até o local. A empresa já desenvolvia uma série de ações socialmente responsáveis, como doações, incentivos a projetos e participação ativa nos eventos locais, mas sentiu a necessidade de ir além e oferecer mais à cidade na qual nasceu e se consolidou.

Exper - Você é um empresário de sucesso, quais são as características de um verdadeiro líder?
Sidemir Inácio
- Empresas inteligentes são aquelas que fazem das dificuldades oportunidades. O Grupo Padrão segue nesta trajetória de 21 anos de sucesso com a filosofia de trabalho que engloba a transparência das relações, com os diferentes grupos envolvidos nas atividades da empresa. O líder deve ter a capacidade de ouvir os interesses das diferentes partes envolvidas do grupo – colaboradores, prestadores de serviço, fornecedores, consumidores, comunidade e governo – e conseguir incorporá-las no planejamento e na execução das atividades no dia a dia.

Exper - Como é o estilo Sidemir Inácio de administrar?
Sidemir Inácio
- Espírito empreendedor, dinâmico, sempre preocupado com a modernização dos sistemas de trabalho e na implementação das tecnologias que não param de evoluir, atento aos interesses dos clientes, faço constantes investimentos na qualidade em todos os níveis e adequações da estrutura física e organizacional, todos esses atributos são os alicerces que sustentam a credibilidade do Grupo Padrão.

Exper - Analisando o universo das empresas no Brasil, o que está sendo feito e o que pode ser melhorado?
Sidemir Inácio
- Pagar menos impostos é um dos sonhos de gestão de todo empresário brasileiro - seja ele grande, médio, pequeno ou micro. O Brasil possui a 14ª maior carga tributária do planeta, correspondente a quase 35% do seu Produto Interno Bruto, obrigando o brasileiro a pagar, entre taxas, impostos e contribuições, nada menos do que 61 tributos. Um dos mais sérios entraves em se ter uma carga tributária estruturada dessa maneira é que ela termina por se caracterizar como fator impeditivo para o crescimento e desenvolvimento do país, uma vez que com esse nível de tributação, especular e investir se torna mais rentável do que produzir. Especialistas apontam que nossa carga tributária não deveria ser superior a 25% do PIB e nos próximos 15 ou 20 anos, não deverá ser maior que 15%, sob pena de quebrarmos a economia do nosso país. Reduzir a carga tributária significa geração de trabalho, emprego, renda, aumento substancial dos investimentos em infraestrutura, saúde e educação, mas passa prioritariamente por uma gestão melhor dos recursos públicos, pela diminuição das despesas públicas e dívidas de custeio da máquina governamental.

Exper - Quais as regras que regem atualmente o mundo corporativo?
Sidemir Inácio
- São muitas as variáveis, e ao serem atendidas, produzem um resultado surpreendente. É um ciclo positivo que tem na qualidade sua principal fonte. E é com grande satisfação que podemos dizer que aderir a uma gestão corporativa moderna tem feito toda a diferença para o Grupo Padrão. É possível, sim, crescer de forma consistente sem negligenciar nenhuma etapa, o que pode parecer “gasto” é, na verdade investimento. O resultado é a consolidação da empresa e de suas operações, o aumento de sua respeitabilidade pelo mercado e pela comunidade, que reconhecem a aprovam suas ações.

Exper - Quais seus planos e perspectivas para o futuro?
Sidemir Inácio
- Chegamos até aqui por não termos medo de arriscar, de adotar políticas modernas e investir sempre. Nossa promessa é de que continuaremos neste caminho, sempre buscando inovar e compartilhar com todos os parceiros as nossas conquistas. O Grupo está expandido suas atividades para o Vale do Paraíba, Penápolis e interior do Estado de São Paulo. Este crescimento também é fruto de clientes que estão indicando outros clientes e vamos continuar oferecendo sempre um excelente serviço, para que possamos crescer cada vez mais. Uma das maiores conquistas do Grupo Padrão foi a concretização da ONG, uma Organização Não Governamental voltada ao atendimento de idosos. Em 2013 o Grupo vai investir tempo, energia e recursos para poder oferecer dignidade, carinho e atenção a um maior número de idosos possível.