Exper News - Entrevista

Entrevistado


Marcos Damásio

Exper - Quem é Marcos Damásio?
Marcos Damásio - Sou técnico em administração de empresas, graduado em Direito e exerci 4 mandatos como vereador na cidade que me trouxeram muita experiência, e há 5 anos ocupo o cargo de secretário de desenvolvimento econômico, desde o primeiro dia da atual administração, essa oportunidade tem sido muito rica em aprendizado, pois nesses 5 anos consegui me aproximar dos empresários da cidade, e hoje eu estabeleci um relacionamento muito bom que eu não tinha quando eu era vereador, pois o vereador o foco é com a população e aqui na secretaria o ambiente é diferente, importante frisar que já visitei 80% das empresas de nossa cidade. Esses 21 anos de cargos públicos fez com que o meu compromisso em levar qualidade de vida e melhores condições para os munícipes da cidade, me tornou uma pessoa apta a colaborar com a administração da cidade, colaborar e projetar o crescimento da região do Alto Tietê. Sou muito jovem tenho apenas 50 anos de idade, um passado limpo e com certeza o futuro me reserva grandes desafios.

Exper - Qual foi o real motivo que o levou a ingressar na vida pública?
Marcos Damásio
- Eu nasci em um berço político, meu pai foi vereador na cidade de Mogi das Cruzes durante muitos anos, e desde que eu me entendo por gente na minha casa se falava muito em política, e ter um pai político você naturalmente vai se envolvendo e a política é fascinante. Eu não tinha a intenção e pretensão de ser político, eu terminei a faculdade de Direito no ano de 1985 e nunca passou pela minha cabeça ingressar na vida pública, o que me levou a pensar na hipótese foi que meu pai na ocasião ficou um período afastado da política e alguns amigos e familiares diziam seu pai é tão conhecido, o sobrenome Damásio é consolidado no meio político e com esse incentivo eu acabei aceitando o desafio e fui candidato na eleição de 1988, na época com apenas 24 anos, e consegui me eleger como um dos vereadores mais votados daquela eleição. Ao assumir fui tomando gosto pela política, aprendi muito na Câmara com outros vereadores mais experientes, aprendi muito com os prefeitos Waldemar Costa Filho, Chico Nogueira, Padre Melo e Junji Abe. Dizem que “na política você encontra a porta de entrada, mas não consegue encontrar a porta da saída”.

Exper - Qual sua missão frente a Secretaria?
Marcos Damásio
- Tenho como missão nesta pasta adotar estratégias e ações para fomentar atividades econômicas, identificar nichos de mercado, incentivar potencialidades a serem exploradas e conjugar esforços para abrir oportunidades de trabalho, com a meta de oferecer mais empregos e elevar a arrecadação, gerando receita para mais investimentos sociais para nossa cidade.

Exper - No quesito desenvolvimento industrial; quais serão os maiores desafios para a administração?
Marcos Damásio
- A cidade de Mogi das Cruzes é muito grande, ela tem 721 km², somos a maior cidade metropolitana de São Paulo, a região metropolitana é composta por 39 municípios e Mogi das Cruzes só é menor do que a cidade de São Paulo, além de ser muito bem localizada, está na região metropolitana do estado mais rico do país e com estas características a nossa cidade tem um grande potencial industrial para ser desenvolvido. Podemos citar o Distrito Industrial do Taboão com 15 milhões de m², são 15 Km² de área industrial ZUP 1, podendo ser instalado qualquer tipo de indústria, desta forma o grande desafio da nossa cidade é dotar o Taboão com infraestrutura e melhorias que possam auxiliar para o desenvolvimento daquela região, além de ser bem localiza entre as rodovias dos Trabalhadores e a Dutra, a poucos quilômetros da capital e perto do aeroporto internacional de Guarulhos. Logisticamente falando o Taboão é muito atrativo para as indústrias.

Exper - O que os empresários podem esperar a curto e a médio prazo da Secretaria de Desenvolvimento?
Marcos Damásio
- A nossa Secretaria até por determinação do nosso prefeito Marco Bertaiolli tem sido parceira de todos que desejam investir na cidade, a nossa Secretaria está de portas abertas para receber os empresários, caminhar juntos e auxiliar nas questões burocráticas com o poder público e órgãos públicos. Procuramos oferecer um tratamento diferenciado e apoiar naquilo que podemos e está atenção que temos disponibilizado aos investidores chama a atenção, e faço isso como um dever que tenho como secretário e essa postura de nossa Secretaria têm gerado bons negócios para a cidade.

Exper - A Secretaria tem algum projeto às micro e pequenas empresas?
Marcos Damásio
- Nós temos a Lei do MEI - Micro Empreendedor Individual que vem ao encontro da necessidade que muitos empreendedores tinham de sair da informalidade. Mogi das Cruzes por ser grande tem uma periferia muito extensa e com isso temos pequenos negócios espalhados por toda a cidade. Esta lei resgatou a dignidade desses micros investidores, em curto espaço de tempo conseguimos formalizar mais de 7.000 negócios. Mogi das Cruzes é uma das 5 cidades do estado que implantou o SIL – Sistema Integrado de Licenciamento que é um processo único de licenciamento de atividade perante os órgãos estaduais e os municípios integrados. Para as solicitações classificadas como de baixo risco bastam apenas declarações assinadas digitalmente para a obtenção do Certificado de Licenciamento Integrado. A Sala do Empreendedor que está dentro da Secretaria. Hoje é possível abrir empresa com licenciamento em mais ou menos 5 dias e também dispomos do Banco do Povo que oferece crédito aos pequenos investidores.

Exper - Que ações a Secretaria de Desenvolvimento tem feito para atrair novos investimento e empresas para Mogi das Cruzes?
Marcos Damásio
- Temos divulgado para investidores do Estado e do país, o potencial da cidade através de material publicitário. A cidade é uma excelente opção de investimento e este material foca os benefícios e vantagens do Taboão e toda estrutura voltada em benefício da indústria tais como: SESI, SENAI, Escritório do CIESP, Escolas Profissionalizantes, Fatec e Universidades. A cidade tem um ambiente positivo para a implantação de novas empresas. E todas essas características serão propagadas no meio empresarial por uma estratégia de marketing a ser definida. E fazemos isso porque a região do ABC, a Zona Leste e a cidade de Guarulhos já esgotaram seu potencial, a capital deixou de ser industrial e hoje é uma cidade de serviços e para as indústrias que lá estão enfrentam problemas de espaço e de logística. Também começamos uma parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, através do secretário Rodrigo Garcia, que assumiu recentemente a pasta, estabelecemos um canal de comunicação e esta parceria vai gerar bons frutos daqui para frente.

Exper - Mogi das Cruzes tem passado por grandes transformações nos últimos anos. Como o governo municipal esta se preparando para a recepção destes investimentos, como a cidade tem sido planejada, como tem sido as ações para a recepção destes investimentos?
Marcos Damásio
- De toda a sua história, Mogi das Cruzes vive seu melhor momento econômico. O comércio se fortalecendo com a chegada de novas redes e grandes marcas, posso citar o Makro, na construção civil é perceptível através da quantidade de empreendimentos imobiliários, nosso parque industrial vem se expandindo com a chegada de novas empresas, hoje são mais ou menos 32 novas empresas que estão em processo de instalação, algumas começando obras, outras já finalizando e iniciando suas atividades. Em todos os setores a cidade vive um excelente momento. Nós somos a 19ª economia do estado mais rico do país. E com isso a prefeitura vem-se informatizando, a cidade é antiga tem 453 anos, vale ressaltar que poucas cidades têm essa idade e nesta última década Mogi das Cruzes através da visão empreendedora do prefeito tem implantado um dinamismo na administração e cobra resultado de toda a sua equipe. Esse profissionalismo tem feito toda a diferença.

Exper - Na sua opinião o que as pessoas precisam para se sentir cidadãs e o que a administração está fazendo a respeito?
Marcos Damásio
- Para se sentir cidadão a participação da vida política é fundamental. Acompanhar a administração e cobrar dos seus representantes. O brasileiro não é politizado, reclama muito e participa pouco. A consciência na hora do voto é importante, mas vale lembrar que a cidade é nossa segunda casa. O jovem que foi para a rua exigir mudanças, o fim da corrupção e exercer sua cidadania, deve continuar, é importante esta geração manter-se bem informada, opinar para escolher com propriedade e confiança o seu representante. Com relação à prefeitura ela presta contas do dinheiro investido através de boletins informativos, a administração tem procurado com essa mídia ser transparente. Resumindo com a participação efetiva do mogiano e a transparência por parte da administração isso acarretará uma aproximação maior das partes.

Exper - Como vê o futuro econômico de Mogi das Cruzes?
Marcos Damásio
- Mogi vai avançar muito nos próximos anos pela nossa localização. Ela chega a ser estratégica do ponto de vista comercial, e por estar próxima do litoral com acesso pela Mogi-Bertioga ao porto de Santos e ao porto de São Sebastião. O Pré-Sal irá beneficiar e desenvolver todo o litoral paulista de Santos até Caraguatatuba e não tenho sombra de dúvidas que esse projeto do Pré-Sal vai trazer benefícios para nossa cidade pela nossa aproximação. Com isso podemos ser uma das 15 maiores economias do Estado e uma das mais importantes do Brasil.

Exper - Na área de assistência social, o que o município fará para lidar com a ociosidade dos jovens?
Marcos Damásio
- Nossa preocupação está em preparar esse jovem para o mercado de trabalho. Os jovens precisam de oportunidade e apoio. A administração já criou o projeto Jovem Cidadão, Time do Emprego, a prefeitura oferece cursos profissionalizantes para criar um ambiente repleto de oportunidades para ele saber lidar com a concorrência e exigências na hora da contratação. Investir na educação e na preparação profissional para ajudar o jovem a se desenvolver e conquistar a tão sonhada vaga. A ociosidade torna o jovem refém das drogas e nós não podemos deixar nosso jovem ser vítima deste perigo que está por todo o lugar.

Exper - Quais recursos que a Prefeitura vai utilizar para acompanhar as tendências do mercado e estar sempre inovando?
Marcos Damásio
- O orçamento do município passa de um bilhão, é um orçamento importante e poucas cidades no país detém um valor tão significativo. Os recursos precisam ser bem direcionados a cidade precisa passar por grandes e profundas mudanças para se tornar uma cidade moderna e acompanhar todo esse crescimento econômico que a cidade tem. Principalmente na saúde, educação e nas obras. E a equipe do prefeito, bem como o departamento de Finanças têm o cuidado e o compromisso de investir e aplicar muito bem o dinheiro do povo. Todos os investimentos como no setor privado devem ter retorno e essa visão empresarial nossa administração tem bem como a responsabilidade fiscal conseguimos aplicar bem os recursos públicos que a cidade arrecada e possui.

Exper - Gostaria de deixar uma singela mensagem aos nossos leitores?
Marcos Damásio
- Não há conquistas fáceis. São as estradas sinuosas que levam ao caminho certo. O profissional, em qualquer ofício, alcançará o triunfo a partir de um espírito tenaz, forte, obstinado. Nessa nossa grande batalha, creiam-nos a vitória também é de vocês...