Exper News - Entrevista

Entrevistado


Lourival Martins

Exper News - Para que nossos leitores o conheçam melhor, fale um pouco de sua trajetória empresarial?
Lourival Martins -
A história do Grupo Martins se confunde com a minha trajetória profissional e de vida. Eu nasci no Paraná e mudei com a minha família para São Paulo com cerca de seis anos. Ainda criança trabalhava e estudava para ajudar no sustento da casa. Isso era muito comum entre as famílias mais humildes, os filhos começavam a trabalhar antes do tempo. Hoje vejo que o trabalho precoce foi importante, porque muito cedo aprendi a me relacionar com a pessoas; a lidar com gente. Isso é um diferencial importante no mundo dos negócios.
Foi como office-boy de uma corretora de câmbio que pela primeira vez entrei no universo do comércio exterior. Fiz carreira nessa corretora. A vontade de aprender e de ser eficiente me fez executar um trabalho diferenciado. Saí de lá chefe de setor. Larguei tudo para me aventurar com o meu pai numa transportadora de piano. Um trabalho muito especializado e que requeria cuidado e precisão.
O transporte de piano me ensinou que criatividade em pequenos detalhes faz a diferença na prestação de serviços. O piano não podia desafinar e muito menos sofrer avarias. Quebramos a cabeça em várias situações para atender o cliente com eficiência e rapidez. Estudávamos antes todos os detalhes do transporte para não termos surpresas. Nos tornamos uma empresa referência no transporte de mercadorias frágeis. O negócio não seguiu em frente por outros motivos, e eu fui ser gerente em uma empresa de despachos aduaneiros.
De gerente virei sócio e de sócio tornei-me proprietário. Anos depois fundei o Grupo Martins e as empresas a ele ligadas, a partir desses fundamentos: a vontade de aprender e de fazer, a criatividade, o conhecimento com base na experiência prática e teórica, e o empenho em executar um trabalho diferenciado. Tudo isso somado compõe o que eu denomino de “expertise”. É dessa forma que atingimos a eficiência e a agilidade no atendimento aos clientes.

Exper News - Conte um pouco da história do Grupo Martins?
Lourival Martins - Começamos há 28 anos como uma empresa de despacho aduaneiro. O trabalho de nacionalização das mercadorias dos clientes era rápido. Com isso, ganhamos mais clientes e crescemos. Aos poucos passamos a atuar em cada segmento do comércio exterior. Entramos nas exportações; prestávamos todos os serviços relacionados à Receita Federal, como Radar e Siscoserv.
A demanda dos clientes nos levou a montar as operações próprias de armazenagem e de distribuição; na qual mantemos hoje uma frota de 100 veículos. Em outubro do ano passado fechamos último elo da cadeia de serviços do comércio exterior. Entramos no segmento de agenciamento de carga, serviço que repassávamos para empresas parceiras. Agora, nós somos agentes de carga.
O Grupo Martins, através da marca Martins Logística Internacional, encontra-se hoje entre os dez maiores operadores logísticos do comércio exterior e o único a atuar com estrutura própria em toda a cadeia. Isso nos permite oferecer ao mercado um serviço eficiente e a preços mais competitivos.
Somos hoje uma das principais empresas do setor. Contamos com uma carteira de mais de 300 clientes, entre os principais estão: Fuljifilm, Editora Abril, Appel, Cisa Trading, Comexport, C&A, Puket, Tecvoz, Idexx Brasil, Sansung, Trimble Brasil, Kadant Johnson, Burckhardt Compression Brasil, Gifel e Bucka.
Atuamos mundialmente com estrutura própria ou através de parceiros. Oferecemos um serviço “door to door”, com precisão de entrega “just in time”. Isso significa que um fabricante que irá importar ou exportar seu produto, só precisa se preocupar em produzi-lo. Nós pegamos a mercadoria e a entregamos em qualquer lugar do mundo, no prazo mais rápido possível.
Com isso, ganhamos vários prêmios por eficiência e agilidade logística aeroportuária. E contamos com uma estrutura robusta: hub’s em São Paulo, Santos (porto), Campinas (Viracopos) e Guarulhos (GRU Airport). E ainda dispomos de um centro de distribuição e armazenagem no bairro de Vila Maria (SP) e outro bem maior e supermoderno na cidade de Poá (SP). Mantemos ainda um centro de operações na cidade de São Vicente (SP), para manutenção e controle da frota de veículos.
Contamos com cerca de 150 colaboradores diretos e indiretos. Temos a confiança dos clientes e uma excelente reputação perante os órgãos públicos intervenientes no segmento do comércio exterior, como Receita Federal e Anvisa.
Crescemos muito, é verdade, mas nossa forma de trabalhar é a mesma do início. Nos desdobramos para entregar o melhor aos nossos clientes, no tempo que ele necessita.

Exper News - Quais os recursos que o Grupo Martins utiliza para manter-se atrativa e despertar a participação das indústrias?
Lourival Martins - A nossa expertise é o diferencial. Essa experiência conquistada em quase 30 anos de atuação no setor. O conhecimento que adquirimos dos meandros inerentes às operações de importação e exportação. Nossos clientes têm a tranquilidade que as mercadorias não ficarão paradas nas áreas alfandegadas de portos ou aeroportos. Conhecemos todos os procedimentos e orientamos os clientes no detalhe para agilizar os trâmites legais das cargas.
A operação com estrutura própria também é um “Plus” para o cliente. Como disse, o importador ou exportador só precisa produzir. Nós cuidamos da logística; nacionalizamos ou embarcamos o produto, transportamos, armazenamos, agenciamos o frete, providenciamos o seguro da carga. A Martins tem know-how de trabalho com os mais diferentes tipos de carga; das mais frágeis e perecíveis às mais complexas, como máquinas e equipamentos pesados para as grandes indústrias. Esse é o nosso atrativo, logística internacional “door to door”, e entrega “just in time”.

Exper News - Quais foram as maiores conquistas do Grupo Martins e o que podemos esperar para o futuro?
Lourival Martins - Acredito que as maiores conquistas foram nossos clientes e nossos colaboradores. Como disse, nós contamos hoje com mais de 300 clientes e cerca de 150 colaboradores diretos e indiretos. É a confiança do cliente na eficiência do nosso trabalho, combinada ao permanente esforço dos nossos colaboradores em sempre entregar o melhor e mais rápido, que mantém o crescimento do Grupo Martins.
Uma das nossas apostas para o futuro é o Alto Tietê. Queremos oferecer toda essa expertise e estrutura aos pequenos, médios e grandes empresários da região. O comércio exterior do Alto Tietê somou quase U$ 2 bilhões em 2015. É um número significativo, mas a região pode mais. O Alto Tietê tem um potencial exportador incrível. Vários setores podem crescer muito com as exportações, como a agroindústria. Queremos colaborar, incentivar, instruir esses empresários, e oferecer a nossa experiência em logística internacional para ajuda-los a vender suas mercadorias no mercado internacional. Então, incrementar e fomentar o comércio exterior do Alto Tietê faz parte do futuro do Grupo Martins

Exper News - Qual o significado da palavra “trabalho” para o empresário Lourival Martins?
Lourival Martins - O trabalho pode transformar pessoas e empresas e ser um gerador da riqueza. Mas acho que por trás do trabalho é preciso haver esforço, vontade de “fazer acontecer”, “fazer dar certo”. E nunca desistir. Para mim, esse é o trabalho que empreende e constrói.

Exper News - Qual é o segredo do seu sucesso profissional?
Lourival Martins - O que sempre procuro passar aos colaboradores do Grupo Martins é essa vontade de “fazer acontecer”. Aprendi isso muito cedo. Posso contar aqui centenas de situações da minha vida profissional, que se eu não fosse movido por esse sentimento teria deixado de atender um cliente ou não executaria com eficiência uma tarefa importante. A vontade de atender o cliente é o nosso ingrediente secreto.

Exper News - O que não falamos que você acredita ser importante dizer?
Lourival Martins - Eu gostaria de ressaltar que o Grupo Martins utiliza o que existe de mais avançado em termos de tecnologia nas operações de logística internacional. Contamos com moderno sistema de controle e rastreamento das cargas durante todo o percurso logístico; aéreo, marítimo, ferroviário e rodoviário. Tudo monitorado pelos nossos colaboradores da central de operações. Nossos centros de distribuição são todos automatizados e gerenciados pelo Totvs, considerado um dos melhores sistemas do mercado. Temos kow-how, expertise, vontade e tecnologia.