Exper News - Gestão Empresarial

Gestão Empresarial

 


6 passos para se tornar um universitário empreendedor

fonte Universia Brasil

Ser um universitário empreendedor exige muito trabalho e planejamento; veja como se tornar um

Bill Gates, Mark Zuckerberg, Larry Page e Sergey Brin são todos bilionários que construíram suas fortunas com empresas do ramo da tecnologia. Além disso, todos começaram seus próprios negócios enquanto ainda eram estudantes universitários.

O sucesso desses e outros empresários é a prova de que você podecomeçar um projeto de empreendedorismo antes de se formar na universidade e conseguir construir uma empresa de sucesso.

Se você sonha em começar seu próprio negócio enquanto estuda para conseguir o diploma universitário, é preciso ter um bom planejamento e traçar os passos necessários para alcançar o sucesso.

A seguir, veja 5 conselhos para jovens empreendedores em início de carreira, de acordo com a revista Entrepreuner. Apesar de parecerem metas fáceis, é necessário muito foco e trabalho duro para conseguir cumprir cada um deles. Confira:

1. Avalie suas habilidades para negócios, seu conhecimento e suas metas

Ao fazer essa análise de si mesmo, das suas habilidades e expectativas ficará mais fácil agir de forma realista e saber de onde deve partir. Ter algum conhecimento no mercado que deseja atuar e também em gestão de negócios pode ser um diferencial, mas não tenha de se aventurar por novos terrenos.

2. Encontre uma boa ideia de negócio

Além de gostar e acreditar em seu projeto, é preciso saber se ele é de fato uma boa ideia. Para isso, faça algumas perguntas a si mesmo. Existe uma demanda para esse produto/serviço? As pessoas estarão dispostas a comprá-lo? Ele se diferencia dos seus concorrentes? Quais são suas deficiências e limitações? Ele está livre de ilegalidades? Se todas as respostas forem positivas, essa é com certeza uma ótima ideia!

3. Pesquise o mercado, entenda a concorrência e crie estratégias para ser competitivo

Pesquise na internet, na mídia e no mercado em que seus concorrentes atuam, converse com os consumidores e faça um mapeamento de quais estratégias estão usando, analisando quais delas funcionam e quais não. Entenda como é feito o marketing, sua forma de trabalho e também identifique suas fraquezas.

4. Faça um bom plano de negócios

Um plano de negócios bem executado torna sua ideia mais palpável, define seus objetivos a longo prazo e orienta o fluxo de trabalho, de forma que ele promova o desenvolvimento. Ele também deve conter o investimento total para tirar a ideia do papel, estratégias de venda e marketing, análise de riscos, concorrência, situação do mercado, entre outros.

5. Encontre um mentor ou orientador

Procure empreendedores, com negócios consolidados, que possam ajudá-lo a trilhar uma carreira de sucesso. Busque mentoria em empresas ou na própria universidade, com alunos mais experientes ou professores. Registre sua empresa e comece a colocar a mão na massa

No momento de registrar sua empresa, é preciso definir o tipo de negócio que irá tocar. Você será um autônomo? Trabalhará em uma companhia limitada? Ou sua organização será estruturada em uma sociedade? Analise as opções e veja qual delas se enquadra melhor no perfil do seu negócio.