Exper News - Gestão Empresarial

Gestão Empresarial

 


5 soluções disruptivas que desburocratizam pessoas e empresas

fonte Dino

Empreendedores estão criando soluções para facilitar a vida de empresas e consumidores no combate à burocracia; veja seis dessas inovações

cracia sempre foi o terror de empresas e consumidores que necessitam realizar negócios ou buscar por serviços no País. Observando esse entrave, muitas empresas em estágio inicial, as startups, estão criando soluções que visam justamente ao combate desse sistema. E, em contrapartida, esperam lucrar ao facilitar a vida de muitas pessoas.

Em um cenário ainda turbulento da economia brasileira, muitas empresas estão buscando soluções disruptivas que ajudem no combate à burocracia. Seja a questão financeira, fiscal ou de gestão de contratos com fornecedores e clientes, agilizar os processos nessas áreas da empresa se tornam cada vez mais necessários para que a burocracia não se torne uma pedra no sapato da administração.

Listamos abaixo cinco soluções disruptivas que buscam facilitar a vida de pessoas e empresas no combate à burocracia:

Venda automatizada de carros 
Em vez de se dedicar por semanas e até meses para vender o carro usado - passando por processos burocráticos de procura pela melhor oferta à resolução da negociação - que tal resolver o assunto em uma hora? É isso que propõe a startup InstaCarro. Criada no fim de 2015 em São Paulo, o negócio propõe algo simples: viabilizar negócios rápidos, seguros, transparentes e com os melhores preços de lojas e concessionárias para quem quer vender o seu carro. Ou seja, o veículo é ofertado para mais de 1500 lojas e concessionárias do Brasil em até uma hora. O vendedor recebe múltiplas ofertas, escuta a maior e, se aceitar, é pago na hora. Não é preciso se preocupar com laudo de transferência, a InstaCarro cuida do processo.

Entrega expressa colaborativa 
Com a missão de revolucionar o sistema de entregas brasileiro nasceu o Eu Entrego, um aplicativo que conecta pessoas e empresas à comunidade de entregadores independentes, oferece uma alternativa fácil, flexível e de baixo custo para levar ou trazer qualquer coisa de qualquer lugar 24 horas por dia, sete dias por semana. Ele é ideal para empresas que precisam realizar pequenas entregas durante o dia. "Somos uma solução para questões logísticas, facilitando a realização de entregas durante o dia-a-dia", explica João Paulo Camargo, CEO e cofundador do Eu Entrego.

Gestão de notas fiscais na nuvem 
Após arcar com uma multa por não contar com todas as Notas Fiscais eletrônicas dos últimos cinco anos de sua companhia, Alison Flores, empresário do ramo de confecção decidiu criar a NFe Cloud, tecnologia para armazenamento de NFes em nuvem. A aplicação realiza de forma simples a consulta, gestão, localização e download de NFes na nuvem, e é integrada aos ERPs (sistemas para gestão empresarial) e aos sistemas das Secretarias Estaduais da Fazenda - SEFAZ, para monitoramento dos status em tempo real. Ainda de acordo com Flores, todos os perfis de empresas, independente do porte e do setor, podem utilizar a plataforma.

Digitalização e manejo de documentos 
Outra empresa que visa ao combate à burocracia e o ganho de produtividade é a Access. Multinacional de origem norte-americana, a Access é a segunda maior empresa de gestão documental e informação do mundo, com presença mais forte no Brasil desde 2015. Gerir corretamente documentos importantes, como contratos com clientes e fornecedores, é uma tarefa importante para qualquer empresa, de acordo com Inon Neves, vice-presidente da Access no Brasil. "Ter acesso a esses documentos em tempo real, a qualquer local, é fundamental para ganho de produtividade", afirma.

Gestão financeira inteligente 
O departamento financeiro é onde a burocracia acaba afetando de forma mais violenta uma empresa. E se não houver um total controle, ela pode acabar levando a companhia à falência. Por isso, a gestão do fluxo de caixa é fundamental, de acordo com Fabricio Costa, CEO da Equals, especializada em gestão financeira e conciliação de vendas. Por isso, a Equals criou uma solução que permite ter controle das transações realizadas. Com ela, a empresa tem total controle dos recebíveis, possibilitando um aumento considerável na produtividade e uma grande redução de perdas.