Exper News - Gestão Empresarial

Gestão Empresarial

 


Saiba como usar as redes sociais corretamente

por Augusto Pio

Manter um bom networking é fundamental para alcançar objetivos pessoais e profissionais. Especialista dá dicas importantes para quem está de olho em novos horizontes no mercado de trabalho

Coach e consultor de carreira, Emerson Weslei Dias se dedica exclusivamente à consultoria e defesa de seu método “O inédito viável”, que apresenta ferramentas de gestão empresarial que, se aplicadas corretamente, podem ajudar as pessoas a alcançar objetivos pessoais e profissionais. Como boa dica, ele ensina aqui como manter uma boa rede de contatos. “Já dizia Abelardo Barbosa, o Chacrinha: 'Quem não se comunica se trumbica!'. A famosa frase deve ser seguida à risca por quem pretende procurar um novo emprego ou simplesmente quer ficar atento ao que ocorre no mercado de trabalho.”

Diretor de liderança e gestão de pessoas da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), Emerson explica que a prática do networking, que é basicamente a busca e manutenção de relacionamentos que trazem benefícios mútuos, é uma ótima forma de manter contato com outros profissionais e expandir as possibilidades de negócios. Mas, manter uma boa rede de contatos vai além de acumular cartões de visitas e contatos no LinkedIn. “Nessas horas, qualidade é melhor do que quantidade. Por isso, foque atenção nas pessoas em que há potencial de relacionamento futuro, seja como empregador, parceiro de negócios, sócio ou funcionário”, destaca o consultor de carreira.

Ele ressalta que criar relacionamentos é algo que exige disciplina. Embora uma boa lista de contatos não caia do céu, ela pode ser cultivada aos poucos e com pequenos passos. O especialista lista aqui algumas estratégias para formar e manter um bom networking:

Reconecte. Um ótimo primeiro passo é retomar contato com antigos colegas, seja da faculdade, de infância ou de antigos trabalhos.

Pratique. Exercitar o networking em situações rotineiras, como na fila do supermercado, no elevador ou na sala de espera do consultório, é um bom treino para os mais tímidos. Inicie uma conversa informal, sem compromisso. Comece falando sobre amenidades, como o tempo ou a economia em geral. Aos poucos, a prática vai se tornar mais natural e você conhecerá cada vez mais pessoas.

Participe de eventos.
 Frequente cursos, feiras e palestras que lhe permitam conhecer novas pessoas da sua área de interesse. Outra dica é chegar cedo ao local do evento, já que quando há poucas pessoas no ambiente fica mais fácil se aproximar e conversar com mais tranquilidade.

Troque cartões de visita. Além disso, faça anotações no verso para que seja possível se lembrar das pessoas no futuro.

Utilize intermediários.
 Caso estabelecer o primeiro contato com alguém estranho seja uma dificuldade, uma boa tática é recorrer a um conhecido e pedir que ele o apresente.

Use as redes sociais.
 A internet é um ótimo recurso para fazer networking, principalmente para os mais tímidos. Mídias digitais podem ser ótimas para contatos iniciais, mas encontros presenciais são necessários de vez em quando. Tem empresa? conheça com a Xerpa o poder das redes sociais dos funcionários na reputação de seu negócio Patrocinado 

Esteja bem informado
. Procure estar sempre bem informado, o que inclui ler livros, revistas e jornais, ir ao teatro, cinema...

Prepare-se para as conversas. Faça pesquisas, observe bastante e seja um bom ouvinte. Ao contrário do que muitos pensam, não é preciso falar muito, basta fazer as perguntas certas. Dessa forma, além de demonstrar seu interesse você vai conseguir colher informações para os próximos encontros.

Cultive.
 Por fim, fazer networking é como um hábito que deve ser cultivado diariamente. Lembre-se: procurar as pessoas somente quando tiver necessidade não cria vínculos.