Exper News - Jovem Empreendedor

Jovem Empreendedor


Skatista empreendedor recorre a microcrédito

fonte Bonde

Mineiro "naturalizado" londrinense, Lucas Vilela Pinheiro, 27 anos, é um jovem empreendedor cheio de planos. Sobre um skate desde os 9 anos de idade, ele já não tem dúvidas de como pretende prosperar na vida. 

Seu projeto de vida chama-se Postal Skateboard, uma loja que, além dos "carrinhos" completos e acessórios, comercializa bonés, camisetas e tênis. O negócio migrou do ambiente virtual para o mercado tradicional há um ano – o ponto de venda física fica no Jardim Guanabara. 

A grande novidade para o próximo verão é a "mini ramp" de madeira, coberta, que ocupa 54 metros quadrados do terreno. O novo equipamento é o chamariz que Lucas precisava para fazer seu faturamento decolar. 

A pista foi erguida graças aos recursos liberados pela linha Banco do Empreendedor Microcrédito – Investimento Fixo da Fomento Paraná, instituição financeira do governo estadual que tem um ponto de atendimento na Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil). "O processo de liberação é simples e só requer um pouco de organização para reunir os documentos", avalia o empreendedor. 

Com os R$ 20 mil, ele montou a rampa, comprou uma peça nova para a mobília, pagou o projeto arquitetônico, bancou pintura e revestimento do prédio, sem contar a constituição do capital de giro. Uma rápida transformação em poucos meses. 

As benfeitorias ainda não tiveram impacto no faturamento, mas o aumento do fluxo já é visível na loja. "Há poucas opções de boas pistas na cidade e o movimento cresceu naturalmente", afirma Lucas, que realiza eventos no local periodicamente. Ele acredita que as vendas crescerão gradualmente no último bimestre e ao longo de 2017. 

O empreendedor pretende recorrer novamente à Fomento em breve para bancar melhorias já projetadas para a expansão. "Pretendemos construir um escritório para a loja e reestruturar a nova loja online", revela o skatista empresário, que tem formação em engenharia. 

Skate Hanger 

Para dar o salto no mundo dos negócios, Lucas projeta sua inserção no mercado externo através de uma engenhoca que ele batizou de Skate Hanger, um suporte que tem ao mesmo tempo um caráter funcional – o de guardar o skate – e uma função estética, já que o desenho dos shapes ficam expostos no ambiente. A intenção da Postal é começar a vender a peça para o mercado dos Estados Unidos, o mais receptivo a inovações. 

Crédito 

O Banco do Empreendedor Microcrédito – Investimento Fixo, contempla construção, reforma, equipamentos, móveis, construção de sites, aquisição de softwares, entre outros. O limite de aporte deste produto da Fomento é R$ 20 mil, com prazo máximo de 36 meses e taxa de juros entre 1,26% e 1,81%, variando conforme a análise da empresa e o nível de capacitação em gestão dos sócios.