Exper News - Liderança

Liderança

 


Universidade de Mogi das Cruzes oferecerá três novos cursos

por Marta Vicentin

A partir do próximo semestre, a Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) oferecerá três novos cursos de graduação: Engenharia Ambiental e os Superiores em Tecnologia de Estética e Cosmética e Gestão Hospitalar. As inscrições para o vestibular tradicional e eletrônico estão abertas e podem ser feitas no site www.vestibularumc.com.br.

Os novos cursos fazem parte do projeto de expansão da UMC, que prevê a ampliação do número de vagas para acesso ao ensino universitário, acompanhando as tendências e atendendo a demanda, preocupações constantes da instituição. Atualmente, são oferecidos 67 cursos de graduação. “São opções que contemplam as necessidades do mercado de trabalho regional, com alto índice de empregabilidade”, explicou Regina Coeli Bezerra de Melo, reitora da UMC.

Inicialmente, os novos cursos serão oferecidos no Campus Mogi das Cruzes.

Engenharia Ambiental

Com as leis de conservação do ambiente natural cada vez mais rígidas, a área de atuação do engenheiro ambiental foi ampliada nos últimos anos. Este profissional pode atuar em Tecnologia Ambiental, Gestão Ambiental, Recursos Hídricos e Geotecnia Ambiental e desenvolver diversos trabalhos como estudos de impacto ambiental, gerenciamento e planejamento ambiental, elaboração e execução de planos, programas e projetos de gerenciamento de recursos hídricos, estudos de clima, projetos de abastecimento e tratamento de água, tratamento de esgotos sanitários e resíduos domésticos e industriais, projetos de recuperação e mapeamento de áreas contaminadas, planejamento e projetos sobre fontes de energia renovável e não-renovável, entre outras áreas. O curso de Engenharia Ambiental tem duração de cinco anos.

Estética e Cosmética

O mercado de estética é um dos mais promissores no Brasil, registrando crescimento anual significativo nas últimas décadas. No cenário mundial, o país está em terceiro lugar no ranking de consumo de produtos estéticos, atrás apenas de Estados Unidos e China. Por isso, a área exige qualificação e atualização constante dos profissionais, que precisam dominar técnicas específicas. O novo Curso Superior de Tecnologia em Estética e Cosmética da UMC é uma graduação que tem duração de três anos e qualifica o profissional para atender as exigências do mercado.

O esteticista é o profissional que identifica, seleciona e executa procedimentos estéticos faciais, corporais e capilares, utilizando produtos cosméticos, técnicas e equipamentos específicos. Também aplica técnicas de visagismo e maquiagem e utiliza equipamentos específicos para cada procedimento estético. Também propõe e participa de estudos científicos para desenvolvimento de novas tecnologias, avalia novos produtos, procedimentos e protocolos e planeja, organiza e gerencia empresas da área.

A área de atuação é ampla: clínicas e centros de estética, empresas de produtos cosméticos, salões de beleza, agências de modelos, institutos e centros de pesquisa e instituições de ensino, entre outras.

Gestão Hospitalar

O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Hospitalar tem duração de três anos e vasto campo de atuação devido ao processo de profissionalização registrado no setor nos últimos anos. O gestor hospitalar é o profissional que gerencia processos de trabalho, sistemas de informação, recursos humanos, materiais e financeiros em saúde. Coordena o planejamento estratégico das instituições, organiza fluxos de trabalho e informações. Estabelece mecanismos de controle de compras e custos e estrutura áreas de apoio e logística hospitalar. Supervisiona contratos e convênios, gerencia a qualidade dos serviços e os indicadores de desempenho na gestão de organizações, além de desenvolver programas de ampliação e avaliação de tecnologias em saúde. Vistoria, avalia e elabora parecer técnico.

O profissional pode atuar em clínicas, hospitais, laboratórios, serviços de diagnóstico e outras empresas prestadoras de serviço em saúde, como operadoras e cooperativas, que comercializam insumos médico-hospitalares, institutos e centros de pesquisa e instituições de ensino, entre outras.