Exper News - Liderança

Liderança

 


A influência da liderança nas questões de sustentabilidade

por Danieleh Coutinho

No mundo corporativo, a preocupação com os princípios da sustentabilidade tem ganhado força há alguns anos. Principalmente após a Primeira Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU), em 1972 que tratou do tema “Meio Ambiente e Desenvolvimento”, em Estocolmo, na Suécia.

Desde então, o conceito tem ganhado força e mobilizado empresas do mundo todo na busca de práticas na preservação e conservação do meio ambiente e seus recursos naturais. Dentro desse paradigma, o papel da liderança dentro das empresas tem um papel importante ao incorporar a discussão de sustentabilidade em sua estratégia de crescimento no mercado.

“A liderança estratégica, a atitude e a mentalidade estão normalmente relacionadas ao conceito de sustentabilidade e a sua progressão. Atualmente, a sustentabilidade se tornou um tema essencial com responsabilidade social independente do escopo do empreendimento”, afirma Cléber Guimarães, diretor de qualidade.

Dentre os benefícios obtidos por meio dessa jornada rumo à sustentabilidade, o profissional afirma que essa percepção pode ser subjetiva e de grande valia a longo prazo. “A sustentabilidade promove o suporte em algum processo ou tarefa que envolva bom senso dos recursos naturais do planeta, tais como: água, florestas, e etc.”, esclarece.

De forma geral, pode-se perceber que as empresas em todo o mundo estão se aprofundando ainda mais no tema e promovendo uma conscientização para o equilíbrio do uso dos recursos naturais. Em uma escala global, as grandes corporações têm se tornado referência para outras organizações e a temática da sustentabilidade que antes era percebida como agregadora, poderá se tornar, muito em breve, uma exigência para novos negócios.

“Observo que estamos amadurecendo cada vez mais a conscientização voltada para a Sustentabilidade Ambiental e Ecológica, Empresarial e a Social de forma futurista. Porém, chegaremos a um momento em que se tornará tecnicamente obrigatória”, disse Guimarães.

2018-Terra arrasada
O cenário político para 2018 é de terra arrasada. Quem são os pré-candidatos: Jair Bolsonaro (PSC), Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Geraldo Alckmin (PSDB), Ciro Gomes (PDT), Marina Silva (Rede), João Doria (PSDB) e Luciano Huck (DEM ou PPS). Quem será o comandante da nau pátria desgovernada no quadriênio 2019/22?

Fibria tem aumento de 11% na produção
A Fibria, empresa brasileira e líder mundial na produção de celulose de eucalipto a partir de florestas plantadas, produziu no terceiro trimestre de 2017, a quantia de 1,449 milhão de toneladas de celulose, o que representa um crescimento de 11% em relação ao mesmo período do ano passado. Na comparação com o segundo trimestre de 2017, a produção teve um aumento de 9%. Esse desempenho foi beneficiado pela entrada em operação da nova fábrica da companhia em Três Lagoas (MS), ocorrida em 23 de agosto – três semanas antes do previsto –, que adicionou 124 mil toneladas de celulose à produção total da Fibria no terceiro trimestre.

Ação no mês da criança
A Vara da Infância e da Juventude de Guarapari fará, está realizando nesta semana, uma ação em homenagem ao mês das crianças. Até sábado, 28 de outubro, serão realizadas palestras para profissionais da rede de atendimento, audiências concentradas e atividades para crianças e adolescentes acolhidos em abrigos do município. A juíza Letícia Nunes Barreto, que coordena a ação disse que: “A proposta é oferecer à pessoa que está com o filho acolhido a estrutura social e de saúde do município no sentido de priorizar que a criança fique na família de origem. Pois a adoção é medida excepcional, quando a criança não pode ser reintegrada”.

Bebeu o juízo no twítte
Antiga regra destes novos tempos de internet ensina que em certas horas, ou melhor, em certas situações, não se deve usar o celular. Dito isso, é forçoso convir que o ministro do Supremo Tribunal  Federal –STF,  Alexandre de Moraes não seguiu estes ensinamentos e, na alta madrugada de sábado para domingo, após provavelmente uma regada noitada, começou a usar seu Twitter. Inicialmente, partiu para cima do jornalista Josias de Souza, chamando-o de ignorante. A seguir, começou a bater boca com internautas sobre a novela global que aborda tráfico de drogas “A Força do Querer”. Perdeu a linha, o juízo, o tino e a novela! Vexame total!

Críticas à Educação
O deputado Sergio Majeski (PSDB) usou a tribuna da Assembleia Legislativa ontem, segunda-feira (23) durante a sessão ordinária para criticar o fechamento de três escolas de ensino médio em Afonso Cláudio. De acordo com o parlamentar, isso faz parte de uma estratégia do governo do Estado para “forçar” os alunos da região a se matricularem na unidade da Escola Viva instalada no município.

O deputado Doutor Hércules (PMDB) também falou sobre o tema educação durante seu discurso. Ele trouxe números do investimento que deveria ter sido feito pelo governo federal em creches de acordo com as diretrizes do Plano Nacional de Educação (PNE).  O deputado disse que o governo investe pouco mais de um quarto do previsto. Apenas 28% foram utilizados, dos R$ 17,4 bilhões liberados!

Mini Ceasa para municípios
Vinte e cinco prefeituras do Espírito Santo receberão equipamentos para modernização das centrais de recebimento e distribuição de produtos da agricultura familiar. Ao todo, serão R$ 8,9 milhões liberados por meio de convênio entre a Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) e o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA). Entre os equipamentos que serão repassados aos municípios estão caminhões refrigerados, veículos, balanças, caixas plásticas, computadores, impressoras, dentre outros. Os contempladas são: Afonso Cláudio, Alfredo Chaves, Aracruz, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Castelo, Colatina, Domingos Martins, Ecoporanga, Guaçuí, Iconha, Linhares, Montanha, Muniz Freire, Muqui, Nova Venécia, Pancas, Piúma, Santa Maria de Jetibá. Santa Teresa, São Gabriel da Palha, São Mateus e Vila Pavão.