Exper News - Colunista Márcio Junior

Márcio Junior

Descubra para que veio a este mundo e construa o seu legado

Mude o seu destino, não acredite que veio a este mundo para ser mais um. Você tem uma TAREFA SUPREMA a descobrir e cumprir. Sua vida foi pautada para você aplicar tudo o que aprendeu para ser único. Se você ainda não descobriu a sua TAREFA SUPREMA, não se desespere com o programa EMPOWERMENT que desenvolvi, utilizando ferramentas do coaching. Você vai descobrir que tudo que fez até o dia de hoje foi por uma grande causa. Todas as habilidades que aprendeu, os cursos que fez e as pessoas que conheceu, tiveram importância no seu desenvolvimento pessoal e profissional. Você está preparado e agora vamos descobrir para que veio a este mundo e construi juntos o seu legado.

Eu adentrei ao mundo do Coaching, e digo com toda propriedade é um universo maravilhoso, onde você tem acesso a uma dezena de ferramentas simples e de extrema eficácia.

Para aqueles que não conhecem, segundo o site wikipedia, “Coaching é um processo definido com um acordo entre o coach (profissional) e o coachee (cliente) para atingir a um objetivo desejado pelo cliente, onde o coach apoia o cliente na busca de realizar o objetivo, ou seja as diversas metas que somadas levam o coachee de encontro ao seu desejo maior estabelecido dentro do processo de coaching. Isso é feito por meio de reflexões e posterior análise das opções e da identificação e uso das próprias competências, como o aprimoramento e também o adquirir novas competências, além de perceber, reconhecer e superar as crenças limitantes, os pontos de maior fragilidade”.

O Coach (treinador, numa tradução literal) atua encorajando, apoiando, mantendo a motivação e acompanhando a Ação e o Plano de Ação de seu Coachee, incentivando o seu crescimento, aumento de capacidades, habilidades, ação, conscientização de valores e maior controle emocional, por meio de técnicas que melhorem a sua performance profissional e pessoal, com foco em melhor qualidade de vida, visando a satisfação de objetivos desejado pelo Coachee, considerando ideias como a de que o simples fato de compartilhar pensamentos e ideias que estão soltos e poder organizá-los, transformando em um objetivo desafiante e guiado e mensurado por um Plano de Ações, possibilitando desta forma a concretização dos sonhos e desejos.

E essa mágica acontece usando uma das ferramentas mais antigas do planeta que é a comunicação, não é novidade importar “palavras” para ensinar a população a se comunicar. Muitos já perderam essa capacidade há muito tempo.

Quando uma criança nasce, os pais não veem a hora das primeiras palavras serem balbuciadas e mal isso acontece já estão pedindo para a criança ficar QUIETA. Já presencie esta cena uma dezena de vezes, quando feita de maneira apropriada e educativa é interessante, mas quando feita de maneira ofensiva e aos berros, causa enormes traumas. E esse trauma cresce junto com a criança e quando atinge a idade que necessita utilizar desta comunicação para se colocar no mercado de trabalho, ou para relacionar-se, começa a confusão. E aí meu caro leitor e minha cara leitora! Vai pagar uma fortuna para seu filho aprender o que não foi capaz de ensinar.

Hoje é impossível conectar-se com algumas pessoas, estamos separados em grupos, com gestos, costumes e hábitos diferentes, a internet substituiu o presencial e o individualismo exacerbado criado pela violência faz o resto.

O Ser Humano é o único ser vivo no planeta Terra que utiliza a palavra como meio de comunicação intrapessoal (consigo mesmo) e interpessoal (com o outro). Se deixarmos de lado essa capacidade exclusiva que temos com certeza o fim estará próximo e no final corremos o risco de ouvir de amigos que não sabia ou que ninguém avisou.


Márcio Junior- pós-graduado em Psicologia Organizacional pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, graduado em Comunicação Social, palestrante, escritor e publisher. Conselheiro CONSCEX- Conselho Superior Comércio Exterior da FIESP, Coordenador do NCE - Núcleo de Comércio Exterior do CIESP Alto Tietê e CEO da CACOMEX-AT - Câmara do Comércio Exterior do Alto Tietê.